Entenda os principais tipos e processos de demolição

Bastante comum na construção civil, o ato de “desconstruir”, quase sempre de maneira medida e calculada, é fundamental no início de diversos tipos de projetos. Geralmente, ocorrem para a retirada de elementos existentes mas que não serão mais utilizados e a posterior instalação ou andamento de novas obras.

Durante uma reforma, por exemplo, os processos podem se tornar necessários devido à idade das estruturas, por questões de segurança ou para seguir aspectos estéticos projetados para os imóveis.

Dentre os principais meios e técnicas para a demolição é possível citar a demolição mecânica, a demolição feita por meio do uso de explosivos e a demolição manual.

O que é demolição mecânica?

A demolição mecânica é um processo que envolve o uso de ferramentas e equipamentos para a destruição ou retirada de materiais das construções.

Para isso, na maioria das vezes são empregadas maquinários como retroescavadeira.

O equipamento é capaz de derrubar colunas, escavar valas e abrir buracos e também conta com caçambas. O uso de martelos pneumáticos, carregadeiras e guindastes também é comum, dependendo das proporções da obra.

Na maioria das vezes, esse tipo de demolição é empregado para a retirada total ou parcial de paredes, lajes, estruturas metálicas, pisos, entre outros elementos.

Como vantagens, vale a pena destacar a rapidez do serviço, maior capacidade de demolição e preço relativamente menor, em comparação com o processo manual de demolição.

Entretanto, a atividade pode apresentar riscos para os trabalhadores das obras, geração de poeira, ruídos e necessidade de um solo consistente, para aguentar os impactos provocados pelo corte de concreto.

Como funciona a demolição com explosivos?

Também chamada de implosão, a demolição com explosivos é uma técnica em que o material é utilizado para eliminar os principais elementos de apoio dos prédios.

Trata-se de um processo que costuma ser realizado em áreas urbanas e que depende de um estudo detalhado sobre a estrutura.

A colocação de explosivos para a demolição de prédios requer a atuação de equipes qualificados, com capacidade para evitar acidentes ou danos adicionais causados pelos materiais.

Além disso, o projeto de demolição deve detalhar:

  • Controle, estoque, transporte e aplicação dos explosivos;
  • Principais elementos da estrutura do prédio;
  • O melhor explosivo para cada caso;
  • As melhores formas de posicionar os detonadores;
  • Como temporizar corretamente as detonações;
  • Isolamento da área e proteção contra a projeção de detritos.

Dentre as vantagens deste tipo de demolição estão o custo baixo e a agilidade, em comparação com a demolição mecânica, principalmente para grande imóveis.

Entretanto, fatores como a projeção de materiais, a vibração do terreno e a geração de ruídos ou gases podem ser prejudiciais à saúde das pessoas ao redor da demolição, causando efeitos colaterais.

Qual é o diferencial da demolição manual?

Por sua vez, a demolição manual, ou desconstrução, é um processo realizado por meio de ferramentas menores, mas que também possibilitam cortes e furos em concreto.

Normalmente esse tipo de trabalho exige mais cuidados com a estrutura das construções.

A demolição manual é bastante empregada quando o proprietário deseja reciclar ou reutilizar o material retirado, de outra forma ou em outro local.

Por isso o processo costuma ser chamado de sustentável, já que contribui para diminuir a quantidade de resíduos gerados, assim como para a redução dos materiais descartados pela construção civil e que causam impactos ambientais negativos.

A desconstrução pode ser estrutural ou não. A desconstrução estrutural envolve a retirada de materiais e estruturas como tijolos, blocos, madeira, pilares e vigas de concreto.

Nesse sentido, os tijolos demolidos podem ser reciclados para reutilização, enquanto que o concreto demolido pode compor passeios ou calçadas.

Já a desconstrução não estrutural costuma estar relacionada ao reuso de componentes como portas, janelas e materiais utilizados para o acabamento das obras.

A contratação de serviços de demolição na construção de um novo espaço deve ser feita com o máximo de cautela e responsabilidade. Recomenda-se uma pesquisa sobre a reputação da empresa, investigando quantas demolições já foram realizadas pela equipe, especialmente se o processo com explosivos for o escolhido.

A equipe técnica responsável deve ser especializada no uso dos equipamentos ou materiais explosivos, garantindo a segurança durante a operação, para todos os colaboradores, moradores ao redor e transeuntes.

Desta forma, é possível preparar o local antes do levantamento de uma construção, de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.