Entenda como fazer o jardim dos sonhos na sua casa

É sempre bom ter um canto para relaxar em sua casa. Aquele espaço calmo onde as pessoas podem ir para esquecer um pouco dos problemas da vida urbana. O jardim pode ser feito para criar um local do tipo.

Mas estruturar um jardim não é uma coisa fácil, pois requer uma boa noção de paisagismo, todavia, existem algumas dicas que podem contribuir na hora de escolher as plantas ideais para seu projeto.

Como fazer um jardim dos sonhos?

O primeiro passo, assim como em todo projeto estrutural residencial, é pensar, adequadamente, em todos os pequenos detalhes.

Criar um jardim, principalmente para iniciantes, pode ser uma tarefa complicada, contudo, é possível descomplicar tudo isso.

É necessário escolher o local ideal onde seu jardim ficará; lembre-se de que após a escolha, é muito complicado realizar deslocamentos, então pense sabiamente.

O local precisa ser em espaço aberto, onde o sol e a chuva consigam chegar e as abelhas possam fazer a polinização.

Como existem algumas plantas que se desenvolvem melhor na sombra, é preciso pensar em espaços estratégicos para elas também.

O próximo passo é preparar a terra. Muitas pessoas se enganam pensando que o trabalho de cuidar de jardim se resume a somente plantar, regar e esperar.

Uma vez que se escolhe um local de plantio é importante que o morador tenha noção da acidez do solo, para que não impeça o desenvolvimento da planta.

Caso não tenha conhecimento a respeito disso, é interessante trocar a terra pela terra preta, que possui nutriente e a acidez adequada para o plantio.

Escolha também um fertilizante orgânico para tornar a terra o mais macia possível, pois desse modo a passagem de água para as raízes é facilitada.

Na dúvida, é sempre interessante consultar lojas de jardinagem sobre as melhores ferramentas e produtos para serem utilizados.

A escolha das plantas para jardim também precisa seguir alguns parâmetros. Não é simplesmente escolher algumas mudas e plantá-las. Procure sempre por plantas floríferas.

Também é interessante procurar por plantas que necessitem de baixa manutenção.

Existem alguns tipos que são capazes de dar flores o ano inteiro e sua época de troca ocorre poucas vezes durante seu tempo de vida; outras, por outro lado, podem dar flores somente em determinadas épocas do ano e necessitam de troca constante.

Uma dica para fazer a separação entre canteiros é usar uma cerca de bambu, pois combina perfeitamente com o ambiente.

Dicas para a manutenção do jardim

A primeira dica é que o trabalho pode parecer muito cansativo, ou se você, simplesmente, não tem tempo de estruturar bem um projeto para seu jardim, é interessante consultar empresas destinadas à área de paisagismo e profissionais na especializados.

O Serviço de Paisagismo fornece uma visão mais dinâmica para aqueles que querem criar jardins, se encarregando totalmente da estruturação e montagem desses locais.

A margem de preços varia bastante, uma vez que a tabela de valores é estipulada pelos próprios prestadores de serviços, então é possível encontrar aqueles que cobrem muito caro ou aqueles que cobrem muito barato.

É importante ressaltar que o preço não implica em qualidade, ou seja, é sempre bom pesquisar por profissionais que realizem seus trabalhos de maneira competente, independente do preço que cobram.

Existem casos de pessoas que procuram por paisagistas e acabam pagando valores adequados por um serviço de ótima qualidade, e o contrário também.

A pessoa que planeja criar um jardim precisa, também, ficar atenta na forma como suas plantas crescem e na forma como irão se mostrar ao florescerem.

Algumas pessoas utilizam estacas de madeira na terra, que funcionam como base para que a planta possa crescer ao redor dela, seguindo um padrão pré-disposto.

Casos de ervas-daninha ou qualquer outro tipo de planta, que possa prejudicar o jardim, devem ser eliminados o mais rápido possível.

Essas ervas têm uma função no ambiente, porém sugam o nutriente da terra, deixando as plantas em carência e as levando à morte.

Não existem equipamentos específicos para a remoção, basta puxá-las, tomando cuidado para não machucar as flores no processo.

Existem também as pragas, como o piolho de plantas, que podem aparecer com o tempo. É preciso evitar utilizar produtos químicos para eliminá-los, pois são absorvidos pelo solo e também pelas plantas.

Existem alguns remédios naturais que podem matar esses insetos. Em caso de querer fazer um remédio caseiro, alguns utilizam de uma mistura que leva sabão natural, em pouca quantidade, e espirram sobre as plantas. As plantas não são prejudicadas e as pragas morrem.