Energia sustentável aplicada em larga escala

A humanidade utiliza as forças da natureza para transformar em energia, e usar nas mais diferentes aplicações, seja no setor industrial, no setor comercial, ou em residências, como casas e prédios.

A energia elétrica produzida pelas hidrelétricas é a mais comum, porque a tecnologia aplicada pelos pesquisadores e engenheiros já foi dominada há muito tempo.

Atualmente, novas tecnologias estão sendo estudadas, e até mesmo já são aplicadas, mas de maneira tímida.

Com o crescimento de pesquisas no setor, e a abertura do mercado, a energia solar será o próximo passo que será aplicado nos mais diversos empreendimentos comerciais e residenciais, inclusive em grandes parques industriais.

O sol como fonte de energia

Apesar de ser uma tecnologia nova, a energia solar vem caminhando a passos largos.

Ampliando o mercado de consumo, e oferecendo diferentes soluções para aqueles que já dispõem de uma placa solar, e se utilizam do sol como fornecedor maior de energia elétrica.

Instaladas em estruturas reforçadas, é possível encontrar residências, complexos hoteleiros e pousadas, que já contam com o fornecimento de energia sustentável, sem prejuízos para o meio ambiente.

O espaço disponível, dependendo da quantidade de energia que deve ser produzida, pode ser desde um telhado, até um conjunto de coberturas em um estacionamento público.

A tecnologia aplicada na energia solar residencial e comercial pode ter diversas aplicações, e alimentar diferentes aparelhos eletrônicos.

O fornecimento de eletricidade pode ser superior à necessidade de uma residência, e esta sobra retorna para as redes elétricas das concessionárias, gerando um bônus para aqueles que não usam a energia solar em sua totalidade.

Se utilizado de forma consciente, é possível ter este bem o suficiente para abastecer todos os aparelhos eletrônicos dentro de uma casa – e ainda sobrar.

Para poder contar com este tipo de equipamento, é preciso contratar uma empresa especializada.

Pois há trâmites burocráticos, que devem ser feitos entre as partes.

No caso, residência e concessionária, para que as instalações sejam feitas de acordo com as normas de segurança e regulamentos técnicos aprovados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com toda a burocracia regularizada, será necessário a instalação de de painéis fotovoltaicos, que irão transformar a luz do sol em energia elétrica, podendo ser aplicada em toda a residência. Estes equipamentos são formados por:

  • Painel que capta a luz do sol;
  • Transformador de energia solar em corrente contínua;
  • Quadro de luz para distribuição residencial;
  • Gerador de energia ligada à rede elétrica concessionária.

Os créditos excedidos e distribuídos na rede elétrica da concessionária podem ser utilizados no período noturno. Por ser uma energia limpa e inesgotável, ela está recebendo a devida atenção de governos.

Água quente nas torneiras

Para as pessoas que se preocupam em ter uma área de lazer com água quente, como a instalação de um aquecedor de piscina que possa ser utilizada durante o ano todo, e não apenas nos meses de verão.

Esta forma solar pode ser uma solução, que não atinge o bolso com a alta no consumo de energia elétrica das concessionárias.

Algumas adaptações podem ser necessárias, para que possa ter a água quente não apenas na piscina, mas também nas torneiras e nos chuveiros residenciais.

É possível realizar a instalação de um sistema de aquecimento solar de água, dedicado exclusivamente para este tipo de serviço. Misturadores de água que promovem o encontro da água quente com a água fria, podem ser adaptados.

A lavagem de louça também pode ser facilitada, pois o sistema solar pode estar interligado a um boiler.

Que mantém a água quente, antes de distribuir na rede hidráulica residencial, e servir como um aquecedor de torneira, facilitando os serviços domésticos, em todos os aspectos.

Para aqueles que querem praticar execícios físicos, mas temem entrar na água gelada nos meses mais frios, que costumam atingir as regiões mais geladas nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Englobando todo o inverno no hemisfério sul – é possível encontrar em lojas especializadas um aquecedor de piscina portátil.

Seja nas torneiras, nos chuveiros ou em uma piscina, a energia elétrica solar está em crescimento, com o desenvolvimento de tecnologias que vão atender os mais variados consumidores.

É uma questão de tempo, até todos contarem com um fornecimento de energia gratuito, sustentável e infinito.