Dicas para decorar e montar escritórios

Abrir um escritório não é uma tarefa fácil. Primeiro é preciso ter um empreendimento com certa maturidade, depois dar entrada em uma série de documentos, além de alugar um espaço e prepará-lo para os atendimentos.

A mudança dos forros dos ambientes de um imóvel, assim como o investimento em divisórias de ambientes e móveis planejados são capazes de transformar um imóvel qualquer em um escritório aconchegante e estiloso para atendimentos ao público.

Troque os forros dos ambientes

O forro é um tipo de revestimento usado no teto para esconder instalações elétricas e vigas. O material escolhido também pode ter outras funções, como ajudar a prevenir incêndios ou conferir conforto térmico aos ambientes, além de ter grande potencial decorativo. As principais opções de materiais são:

1. Forro mineral

Material flexível, com excelente isolamento acústico, porém com baixa resistência ao fogo e umidade e difícil limpeza.

2. Forro de gesso

Com estética moderna e grande aplicabilidade, o material possibilita a criação de sanca de gesso, entre outros efeitos decorativos, principalmente de iluminação.

A desvantagem é a baixa resistência à umidade e o aparecimento de trincas e rachaduras.

3. Forro de isopor

Trata-se de uma opção leve, de rápida instalação indicada quando se busca isolamento acústico. Entretanto, o material tem baixa resistência a incêndios.

Forro de PVC

Uma das coberturas mais populares, devido a alta durabilidade, resistência à umidade, flexibilidade e excelente custo-benefício é o forro de PVC amadeirado, com visual que imita a madeira. O material também é reciclável e de instalação prática.

Forro de lã de vidro

Uma opção com valor acessível e bom isolamento térmico e acústico é o forro de lã de vidro.

Ele também é de fácil instalação ou remoção e não propaga chamas em caso de incêndios. A desvantagem do material é a baixa resistência à umidade.

Se a iluminação do escritório é o que se deseja realçar com o forro, o mais recomendado é o investimento em iluminação de teto com gesso, que geralmente é feita com pontos de luz ou mangueiras, ambos em LED.

Desta forma, é possível destacar quadros, móveis, objetos e itens decorativos, tornando os ambientes corporativos mais interessantes.

Ambientes integrados ou separados?

Na locação de imóveis para a abertura de escritórios é bastante comum que a configuração dos espaços seja exatamente aquilo que o negócio precisa.

Muitas vezes as reformas ou construções de paredes de alvenaria não são viáveis, mas a separação de espaços precisa ocorrer.

Nestes casos, a solução é a criação de divisórias, o que pode ser feito com diversos materiais, como:

  • Vidros temperados ou laminados, incolor, serifado ou acidado;
  • Painel de madeira maciça ou MDF;
  • Parede em gesso acartonado ou drywall;
  • Divisórias de PVC, bastante comuns em clínicas;
  • Divisórias em metal ou ferro;
  • Materiais naturais como bambu ou palhas trançadas.

Antes de escolher o material da divisoria de ambiente, o ideal é certificar-se do efeito visual que se deseja alcançar, além de pensar nas propriedades térmicas, acústicas e de durabilidade de cada opção.

Invista em móveis planejados

A escolha dos móveis do ambiente de trabalho interfere diretamente no conforto e no bem-estar dos colaboradores de uma empresa ou escritório. Também depende das atividades desenvolvidas nos ambientes e da identidade visual desejada para a empresa.

De uma maneira geral, a opção dos móveis planejados se destaca devido ao fato de que eles proporcionam uma otimização dos espaços. Isso é bastante útil nos ambientes pequenos, em que cada cantinho deve ser aproveitado, mas também se reflete no bom uso dos espaços mais amplos.

Em salas de múltiplos atendimentos, recomenda-se a confecção de uma baia de atendimento 3 lugares ou mais, sempre de acordo com a ergonomia.

Já em salas de reuniões, recomenda-se grandes mesas redondas ou retangulares e em consultórios mesas de tamanho médio para o atendimento.

Nos consultórios ou escritórios em que há recepção, é comum a instalação de um balcão para agendamentos e pagamentos dos clientes. Também pode haver mesas de centro e estantes, além de sofás ou poltronas.

Muitas vezes a instalação de cozinhas planejadas também beneficia as equipes de trabalho, dando mais estrutura para refeições e lanches.

Durante a montagem de um escritório, a contratação de um profissional da decoração pode ser extremamente útil, auxiliando nas escolhas e mostrando opções para a resolução de problemas que podem aparecer durante os processos.

Apesar de muitas pessoas pensarem que se trata de um gasto extra, o investimento resulta em mais qualidade e beleza para os escritórios.