Dicas para construir seu projeto da melhor forma

A construção de um projeto é um desafio. Além da escolha do terreno, da atenção às leis e de avaliar se o armário de aço para cozinha é uma opção de peça de acabamento, é preciso fazer um planejamento de recursos financeiros e humanos para dar conta de um bom projeto.

O primeiro passo antes de construir uma edificação é pensar no estilo do projeto. Se você pensa em construir uma casa com uma pegada mais sustentável, buscar referências de materiais e estilos de obra que não agridam tanto o meio ambiente é o caminho.

A construção a seco é um exemplo e, para que tudo saia conforme o esperado, encontrar empresas de engenharia civil que trabalhem dessa forma é fundamental.

Caso a construção tenha um propósito comercial, se atentar às exigências de segurança, a elaboração de planos contra incêndio e aos alvarás e licenças ambientais são exemplos de desafios.

Independente do tipo de projeto, construir ou reformar envolve um mundo de possibilidades. Precisa de inspiração? Leia esse post e confira algumas dicas para construir seu projeto da melhor forma possível!

1. Faça uma análise do local da obra

Antes mesmo de levantar as paredes e dar forma ao projeto que está no papel, é importante saber se o local que você tem disponível para a obra atende às necessidades do projeto.

Não é à toa que profissionais de engenharia civil trabalham em parceria com empresas que realizam serviços topográficos para saber mais sobre o tipo de solo, as características geográficas e geológicas do terreno.

Esse cuidado de investigação prévia te ajuda a elaborar um plano de obra mais seguro e a saber se o terreno indicado é o ideal para o tipo de edificação escolhida.

Um bom planejamento de obra conta com todas essas informações para evitar acidentes e aproveitar a área da melhor forma.

2. Planeje as etapas da obra

Da escolha do terreno à cuidados de limpeza pós obra como a lavagem de cortina ou coleta de resíduos, planejar todas as etapas do projeto e monitorar o andamento de cada uma delas é algo que pode trazer melhores resultados.

O cronograma de obra é fundamental para que as empreiteiras consigam realizar projetos de forma produtiva, entregar no prazo exigido pelo cliente e planejar custos financeiros de materiais e recursos de forma eficiente.

Entre os benefícios de aderir essa prática, alguns se destacam. São eles:

  • Otimização de recursos financeiros e materiais;

  • Mais produtividade;

  • Mais facilidade para controlar o tempo de entrega;

  • Redução de erros.

Ao fazer um planejamento completo, a obra fica mais completa também e desperdícios de tempo e materiais podem ser evitados.

3. Tenha parcerias com arquitetos e decoradores

Depois do projeto bruto, a hora do acabamento e da decoração é uma das mais esperadas por proporcionar personalidade ao projeto.

Da pintura das paredes a instalação de equipamentos como um purificador de agua gelada, ter o feeling para deixar o projeto funcional, bonito e decorado é algo que pode ser compartilhado com outros profissionais.

Não é à toa que os arquitetos e decoradores são especialistas nessa parte.

Enquanto um escritório pode ter as necessidades mais alinhadas a um estilo de coração de mobília, um jogo de quarto tem outras características e profissionais que entendem de otimização e decoração dos ambientes são peças-chave.

Seja para a escolha de um armário de aço para cozinha ou projeção de um escritório home-office, contar com parcerias e especialistas é a melhor forma de finalizar um projeto em grande estilo, do jeito que o cliente imaginou.

4. Segurança é prioridade

Segundo a legislação brasileira, toda edificação comercial precisa se atentar às normas de segurança de órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construir um empreendimento com instalações seguras e adequadas.

Não é por acaso que na hora da liberação do alvará de uma obra ou do licenciamento, órgãos como o Corpo de Bombeiros são envolvidos para avaliar se a obra atende todos os requisitos contra incêndio, desastres e desabamento.

O projeto contra incêndios é um exemplo que deve ser adotado nas obras. Além dos extintores, saídas de emergência, centrais de alarme e Sprinklers (chuveiros automáticos que ficam no teto e liberam água para combater incêndio), realizar capacitações de segurança para quem trabalha nas edificações é válido.

Lembre-se: um bom projeto de construção civil une segurança, beleza e funcionalidade. Colocar tudo no papel antes de aplicar as dicas ajuda muito na elaboração de um projeto.