Detalhes e uso de plantas garantem beleza do jardim

A presença de um jardim em uma casa, ou em um condomínio, pode trazer diversos benefícios para os moradores. O contato com a natureza é algo que se torna prazeroso e possibilita momentos de descanso, área de exercícios, contribuindo com a saúde dos moradores que devem tomar os devidos cuidados com as plantas, flores e árvores frutíferas.

Mas, como é possível ter um espaço verde, com as plantas adequadas, a partir do zero? Mais ainda, é possível equipar uma área de lazer, com outros elementos da natureza, como água e terra?

Vamos apresentar algumas soluções criativas para poder ficar em contato com a natureza, até mesmo para ajudar na saúde do corpo e da mente.

Espaço adequado para as plantas

Dependendo do espaço disponível, fazer um jardim planejado pode incluir mão de obra especializada, ou apenas o uso de vasos adequados para a criação de flores e plantas ornamentais.

Empresas especializadas cuidam de diferentes projetos, voltados para os mais diferentes setores, como casas, condomínios e ambientes rurais.

Moradores de apartamentos podem reservar uma área da residência para incluir um vaso, para que o ambiente fique alegre e mais próximo da natureza. As varandas, quando presentes, podem se tornar no espaço ideal para a prática da jardinagem.

Proprietários de casas, com um quintal à disposição, podem fazer a decoração de jardim com mais plantas e flores, além da possibilidade de incluir arbustos e árvores de pequeno porte, que reproduzem, de maneira natural, o verde e meio ambiente tão desejado por muitos.

Para áreas pequenas, criatividade

Muitos empreendimentos imobiliários cuidam da construção de casas e apartamentos, deixando para os proprietários a escolha por áreas que podem ser voltadas para a criação de um espaço verde.

Em muitos casos, as plantas para jardins de inverno fazem uma bela composição entre o concreto e o espaço de terra disponível em áreas pequenas, mas que não deixam de ser charmosas e aconchegantes.

Nestes espaços, é possível aplicar algumas técnicas de decoração, em que pode-se colocar mesas pequenas e cadeiras, com um espaço dedicado para a leitura ou para o chá da tarde.

A variedade de plantas e flores disponíveis em floriculturas pode deixar dúvidas, por isso, é preciso identificar alguns pontos, dentro do espaço, como:

  • Disposição do espaço na residência;
  • Versatilidade de decoração;
  • Fonte de luz natural;
  • Vasos apropriados para plantas e flores.

Toda a composição deste modelo de jardim vai proporcionar uma nova visão sobre a natureza.

As escolhas devem ser apropriadas para o ambiente proposto, desde os tipos que irão decorar o espaço, até a inclusão das pedras para jardins, que fazem a diferença nos pequenos detalhes.

Espaços confinados pedem flores e plantas mais resistentes, como os cactos e as suculentas. As lojas especializadas podem oferecer as plantas mais indicadas, que são divididas em plantas para sol, plantas para meia-sombra e plantas para sombra.

A exposição à luz natural das flores e plantas do jardim de inverno pode ser feita por meio de uma janela e a rega deve ser realizada conforme indicação de um especialista.

Ainda com relação aos espaços menores, uma dica é recorrer à disposição vertical das plantas.

Gramado, jardinagem e piscina para se divertir

Para os proprietários de imóveis que possuem um espaço adequado, como um quintal com área de lazer, a jardinagem pode ser amplificada com a instalação de arbustos para a cerca de uma piscina, ou então a implementação de um sistema de irrigação para horta e para as flores plantadas no jardim.

Há dois tipos de irrigação, a por aspersão e a de gotejamento. Em ambas são utilizadas mangueiras, bicos aspersores e bombas, podendo ser automatizado e ligado em períodos determinados pelo proprietário.

O gotejamento é uma técnica que é aplicada para a irrigação do solo, irrigando a raiz das plantas, conforme o modelo de jardinagem aplicado. Para a rega de arbustos, esse modelo pode não ser o mais ideal.

Se a área de lazer possuir, além das plantas e flores, uma piscina, é possível aplicar uma técnica eficiente para a limpeza da piscina, com o gerador de cloro a base de sal.

Este equipamento pode ser instalado na casa de máquinas, em conjunto com a bomba de abastecimento.

Eficiente no tratamento da água da piscina, ele evita o cheiro de cloro e a irritação da pele e dos olhos dos moradores que utilizam a área para diversão e prazer, livrando o espaço de micro-organismos e bactérias de maneira eficiente.

Com um espaço adequado, voltado à diversão e à natureza, é possível contar com a presença de pássaros, valorizando ainda mais o cenário que se forma, em meio a tanto cimento e asfalto nos grandes centros urbanos.