persiana decoração

Decoração: dicas para uma casa confortável e bonita

Para a decoração de um ambiente bonito e agradável, é importante ter atenção aos detalhes e em diversos tipos de objetos decorativos que podem ser utilizados, como quadros, luminárias até o revestimento de porcelanato.

Com algumas dicas de decoração, como o uso da cortina blackout branca, persianas e tapetes é possível unir a funcionalidade, a praticidade e a elegância.

A decoração utiliza diversas características para contribuir com o ambiente e deve apresentar durabilidade, resistência e economia, elementos importantes para que o ambiente seja bonito e elegante.

Por esse motivo, neste texto falaremos sobre algumas dicas de decoração para usar nos diversos cômodos da sua casa.

Dicas para decoração

Toda casa, para ser composta de forma agradável e bonita, precisa de acessórios e itens decorativos.

Alguns desses itens ganham mais destaque por ter uma estética mais chamativa, outros por apresentarem uma boa funcionalidade, como é o caso da cortina blecaute com voil, que atua no controle da luz de forma precisa.

Para escolher os acessórios corretos e de forma adequada, é preciso muito mais do que um orçamento bem planejado, é necessário paciência para pesquisar os itens e tomar a decisão com criatividade, para fazer com que as peças se comuniquem de forma única e exclusiva.

No tópico seguinte abordaremos algumas dicas que podem ser levadas em consideração para a composição de uma boa decoração:

1. Tenha uma cor principal

O item decorativo mais importante dentro da composição é a utilização de uma cor principal.

Essa cor é o que norteará os outros pontos dos componentes e a decoração como um todo. Essa cor ou ponto principal pode ser uma parede, um móvel, cortinas de voal ou até mesmo um piso de madeira, que sera complementado com outros itens e uma paleta que harmonize com a cor.

A vantagem de ter uma cor principal é que se você quiser mudar o tom da decoração, o ponto de partida será esse elemento.

É sempre importante lembrar que para o ambiente ter um visual agradável, é necessário ter uma continuidade visual. Por isso, o indicado é usar o ponto focal da cor principal para compor o resto da decoração.

2. Saiba a função do ambiente

Um ponto importante para compor o local é saber qual a funcionalidade do local e quais atividades que serão exercidas no ambiente. Será um home office? Será uma sala para receber a família ou uma cozinha?

Sabendo a função desse ambiente é possível definir quais são os elementos que poderão ser usados para compor a decoração.

3. Aposte no porcelanato

Todos sabemos que o assoalho de madeira é uma peça única, seja feito com madeira ou com o assoalho de reaproveitamento, advindo de reforma de piso de madeira SP ou então com madeira de demolição. Isso porque eles dão beleza e integridade ao ambiente.

Entretanto, de modo a conferir a mesma beleza da madeira mas flexibilizar o orçamento, uma alternativa é o porcelanato que imita a madeira.

Esse porcelanato é bonito e tem três diferentes tons como o natural, o marfim e uma cor mais escura, que se aproxima da nogueira.

Independentemente do modelo escolhido, é preciso realizar a manutenção da estrutura, de modo a manter a beleza e aspecto dos materiais.

4. Tenha um padrão no estilo dos móveis

Uma dica muito importante é a de padronização do estilo dos móveis.

Isso faz com que os ambientes tenham uma integração mais firme e correta. Assim, se a mesa possuir linhas arredondadas aconselha-se que as cadeiras e bacadas sigam a mesma linha.

Itens para decoração

As dicas acima ajudarão você a compor o ambiente da sua casa. Já neste tópico trataremos dos itens que podem ser usados para compor um ambiente decorativo.

Vale destacar que independentemente do material e estruturas escolhidas, é preciso se atentar aos detalhes da sua casa, seja o tipo de piso, o uso do interruptor paralelo bipolar, tudo para que os itens sejam escolhidos de forma adequada.

Os itens de decoração que podem ser usados são:

  • Cortinas;
  • Tapetes;
  • Abajur;
  • Espelhos;
  • Mesa de centro.

As cortinas são muito importantes para o controle da luminosidade dentro do ambiente e elas ajudam a vestir o espaço. Existem diversos tipos de cortinas, sendo as mais eficientes para o controle da luminosidade as blackout.

Os tapetes tornam a casa mais bonita, com o uso de materiais como algodão, couro e lã. Além disso, eles dão integridade ao espaço e permitem que os fios eletricos sejam escondidos.

No entanto, o mais indicado para as fiações é colocá-las em canaletas e estruturas próximas ao teto ou na parede próxima ao chão.

A grande dica final é que, independentemente da escolha dos itens de decoração, é importante que as cores centrais e a uniformidade nos móveis sejam assegurada, pois isso permitirá que a estética do ambiente seja confortável e elegante.

Com essas dicas também é possível fazer uma decoração que conquistará muitos elogios em qualquer espaço, tanto em apartamentos pequenos como em casa grandes.