Curiosidades sobre equipamentos que você não conhecia

Existem muitos equipamentos populares no ramo de construção civil e nas indústrias, mas muitas pessoas não conhecem aspectos interessantes sobre eles. Este artigo reúne algumas informações interessantes e surpreendentes para os interessados no assunto.

Saiba mais sobre lençol isolante

Algo que poucos sabem sobre serviços elétricos e instalações elétricas é que existe um equipamento chamado lençol isolante que é indispensável.

É considerado um equipamento de proteção coletiva e não individual e, dependendo da sua espessura, pode proteger áreas de baixa ou de alta tensão.

As mantas são colocadas na área de trabalho específica, envolvendo-a para conter a voltagem, o que significa que são colocadas em fios e cabos elétricos, por exemplo.

A maioria desses lençóis consiste em um tapete de borracha, mas existem diferentes tipos de borracha:

  • Natural;
  • Nítrica;
  • EPDM (etileno-propileno-dieno);
  • SBR (butadieno estireno);
  • Neoprene;
  • Pulsometro;
  • Silicone.

As diferenças estão na flexibilidade e em diferentes tipos de resistência, dentre outros fatores.

Por exemplo, a borracha EPDM é resistente ao ozônio e a borracha Pulsometro é resistente ao desgaste por granalha de aço.

Uma curiosidade é que os pneus de veículos que não têm mais serventia podem ser reciclados para formar tapetes de borracha utilizados em indústrias e na construção civil.

Para isso, primeiro se realize a lavagem dos pneus e então se faz uma retalhação de sua borracha.

Depois de retalhada, faz-se um processo de separação dos metais presentes, para que haja apenas borracha.

Então acontece uma outra retalhação, chamada de secundária, mais eficiente que a anterior, dando um aspecto de pó.

Esse pó é colocado em moldes e prensado, ganhando forma.

Após cozimento e resfriamento, basta fazer o acabamento (como corte de excessos) e se tem um tapete em perfeito estado.

Você sabe o que é NR 35?

O Ministério de Trabalho determina como o trabalho em altura deve ser através da Norma Regulamentadora Nº35 (nr 35).

É considerado trabalho em altura qualquer atividade que ocorra a pelo menos dois metros do nível inferior, com risco de queda.

Essas normas incluem muitos detalhes quanto aos equipamentos a serem usados, como andaimes e plataformas elevatórias, que precisam ser seguidos à risca para que a empresa exerça suas atividades legalmente.

Esse conjunto de normas determina que a Linha de vida para trabalho em altura é obrigatória.

Também chamada de linha de ancoragem, a função é conectar o cinto de segurança aos pontos de ancoragem, impedindo uma possível queda livre.

Essa linha pode ser um cabo metálico, uma corda ou uma fita sintético e deve estar presa a pelo menos dois pontos de ancoragem distintos.

Existem as linhas de vida temporais, para usos específicos e pontuais e as fixas, que permanecem no mesmo local durante toda a obra, sendo conectada a diferentes operários.

A popularidade das usinas

Existe um maquinário essencial na engenharia, a Usina de asfalto preço. Suportando até 120 toneladas de asfalto por hora, ela precisa de abastecimento de cal, pó de brita e brita ou cimento asfáltico de petróleo.

Antes do abastecimento, esses materiais são submetidos a altas temperaturas nos chamados silos, que são benfeitorias agrícolas destinadas a armazenagem.

Depois de pronto, o asfalto é transportado por caminhões betoneiros e utilizado sobretudo na construção civil.

Existem dois tipos de usina de concreto: a dosadora, mais popular nesse meio e a misturadora.

A primeira realize duas funções, primeiro fazendo a dosagem dos materiais que irão formar o concreto e depois depositando em um caminhão betoneiro para se realizar a mistura.

Já a misturadora consegue produzir um concreto mais homogêneo, pois sua mistura é feita na própria central e não no caminhão. Embora demore mais tempo, a viscosidade e consistência do concreto são ideais.

Uma curiosidade sobre essas usinas é que a sua popularidade se deve,principalmente, à falta de espaço em obras de centros urbanos. Isto é, não há lugar no canteiro de obras para a produção in loco desse material.

Ao final, é possível concluir que há muito mais complexidade e possibilidades no mundo dos equipamentos industriais do que se imagina.

O controle de qualidade e de segurança é rígido e específico, tornando indispensável que os planejadores de uma obra conheçam todas as normas.

Isso justifica o porquê de usinas de asfalto serem preferíveis. Além disso, alguns produtos que podem parecer simples possuem diversos tipos e podem até mesmo ser reciclados, como é o caso do lençol isolante.