Construção e reforma: diferenças e aplicações

A construção civil é uma área que possibilita diversos tipos de processos, desde o planejamento até a finalização de uma obra.

Seja para a reforma de uma edificação que possa apresentar defeitos em sua estrutura ou seja para começar a construção de um novo imóvel, o segmento oferece diversos tipos de opções que são responsáveis por otimizar processos e entregar um resultado de qualidade.

Por isso, a realização de construção e reforma deve ser feita sempre por empresas especializadas, que contem com um quadro de funcionários habilitados para a execução de diferentes tipos de serviço e responsáveis por tornar as etapas de uma construção muito mais rápidas.

Apesar de serem processos distintos, tanto a construção quanto a reforma de um imóvel possuem características parecidas, e devem ser feitas atendendo a alguns requisitos, que são:

  • Planejamento prévio;
  • Preparação da área;
  • Contratação de bons profissionais;
  • Compra de materiais de qualidade;
  • Uso de maquinários.

Para que tudo isso possa ser feito de maneira mais eficiente, é preciso encontrar recomendações de uma boa empresa de construção e reforma, e então contratar os seus serviços. Assim, cada uma das etapas é realizada de maneira técnica, entregando um bom resultado.

Particularidades de uma construção

Uma construção é iniciada após o seu planejamento, que comporta passos lineares e gradativos, incluindo processos desde a preparação de um terreno até a conclusão da obra.

A etapa de planejamento envolve a contratação de serviços de empresas de engenharia civil, que são responsáveis por analisar e aplicar diferentes tipos de métodos indispensáveis para a execução de uma nova construção.

Além disso, o projeto comporta a instalação de alguns sistemas que são essenciais dentro de uma edificação. Alguns deles são:

  • Sistemas hidráulicos;
  • Sistemas elétricos;
  • Sistemas de esgoto;
  • Sistemas de gás;
  • Entre outros.

O início de uma obra ocorre dentro de um terreno onde processos de demolição e limpeza precisam ser efetuados para deixar o local apto.

Depois ocorre a montagem da fundação de uma edificação, ou seja, o trabalho de implementação do alicerce, que é responsável por proporcionar uma base de qualidade para qualquer tipo de imóvel.

Quando o alicerce é finalizado, o processo de construção começa, onde são erguidas as estruturas internas e externas de um local.

A execução desses processos demanda alguns tipos de equipamentos especiais e muitas obras só podem ser realizadas com o uso de máquinas pesadas, como guindastes e escavadeiras.

Para que elas cheguem adequadamente ao local, é preciso contar com transporte específico e com o içamento de equipamentos, que são realizados de acordo com a necessidade de cada construção.

Após a finalização da estrutura, é iniciado o processo de acabamento, onde são aplicadas as esquadrias, colocação de pisos e pintura do imóvel.

Tão importante quanto a construção é a conservação da edificação. E isso pode ser feito por meio de uma reforma, conforme veremos mais adiante.

A importância da reforma

As reformas de casas ou prédios são muito importantes, pois elas auxiliam no prolongamento da vida útil da edificação.

É sempre indicado realizar vistorias periódicas para que possíveis problemas sejam identificados, de maneira a prevenir um prejuízo maior.

Alguns tipos de manutenções são fundamentais, pois elas atuam de maneira a evitar o surgimento de demanda por obras. Assim, torna-se menos provável que uma reforma de grandes proporções seja necessária.

Mas caso o proprietário deseje realizar uma reforma para fins estéticos, que promovem a valorização do imóvel ou mesmo a ampliação de um espaço, é recomendado buscar por empresas de engenharia civil em sp, que após uma análise técnica da edificação realizam o planejamento da reforma.

Essa análise se torna necessária para que não ocorra nenhuma interferência no desempenho das áreas já existentes no local, além de serem importantes caso seja necessário ampliar os sistemas hidráulicos ou elétricos do imóvel.

Por isso, apesar das reformas serem processos de menores proporções quando comparadas às construções, elas também exigem conhecimentos técnicos, pois são realizadas em locais que já possuem um funcionamento, por isso os cuidados com a execução de serviços devem ser redobrados.

Assim, é importante perceber que tanto uma reforma quanto uma construção devem ser realizadas mediante um planejamento.

Isso porque ele permite uma visão geral do cenário, tornando possível administrar positivamente algumas dificuldades que possam surgir, ao mesmo tempo em que otimiza grande parte dos processos.