Construção: da estrutura ao telhado

Um telhado é composto por uma estrutura, cobertura e de condutores de águas de chuva. A estrutura é um elemento com o intuito de apoiar a cobertura e é comumente feita por viga ou pontaletes com o intuito de distribuir de forma adequada as cargas para o restante da edificação.

A cobertura consiste em um elemento de proteção, podendo ser de materiais como chapas galvanizadas, fibrocimento e alumínio e com telhas que também possuem materiais variados servindo como meio de vedação.

Os condutores são utilizados a fim de um escoamento conveniente de águas pluviais e consistem de calhas, rufos e chapa de modo a realizar uma drenagem eficaz contra o acúmulo de água. Uma boa cobertura é fundamental para uma conservação adequada de uma edificação, tendo como intuito protegê-la de quaisquer intempéries e proporcionando um visual mais agradável à residência.

Fazer uso de estruturas metálicas e cantoneira de ferro para telhado atualmente é uma alternativa tanto econômica quanto ecológica.

A madeira é ainda o material mais usado para construções de telhado, em parte por ser de fácil acesso tanto o material quanto profissionais aptos para o seu manuseio.

Sendo concorrente da madeira, a estrutura metálica carece de uma mão de obra mais especializada ao mesmo tempo que é capaz de oferecer benefícios para a construção de modo geral.

Com o intuito de garantir resistência contra corrosão, o aço usado na estrutura é o aço galvanizado, que recebe uma camada de zinco em sua produção.

Os modelos de telha mais utilizados atualmente são:

  • Telhas de vidro;
  • Telhas de plástico;
  • Telhas de pvc;
  • Telhas de cerâmica;
  • Telhas de concreto;
  • Telhas termoacústicas;
  • Telhas de fibra vegetal.

Características das telhas de vidro

As telhas de vidro são disponibilizadas com medidas e ondulações diferentes. Entretanto, o material possui como principal característica não precisar ser aplicado em toda a estrutura do telhado.

Seu formato é comumente utilizado em garagens e áreas de lazer a fim de fornecer luminosidade e afugentar animais noturnos dos forros dos telhados, como é o caso de morcegos.

Esse modelo de telha é extremamente resistente a tempestades, variações térmicas, econômicas, com boa durabilidade e ainda é capaz de controlar a presença de baratas e fungos.

Desde que tenha os devidos cuidados, o material pode ainda suportar o peso de um profissional que realize a limpeza e/ou eventuais reparos e manutenção do telhado.

Instalação telhas de vidro

A instalação dessas telhas é um trabalho rápido e simples que obedece o mesmo sistema de instalação das telhas convencionais de materiais como cerâmica e concreto.

O modelo pode ser sustentado por meio de hastes de alumínio, ferro chato e estruturas de madeiras.

Além de ser empregada em edificações, residências, hotéis e outros espaços de lazer, podem também ser aplicadas em coberturas a fim de favorecer a estética do ambiente.

Quando colocadas no ambiente, essas telhas resultam em uma economia de energia significativa ao proprietário do local, visto que o modelo fará o serviço de iluminação natural, sem que seja necessária a instalação e utilização de lâmpadas elétricas.

O modelo convencional de telha de cerâmica ainda é o mais utilizado no país, em sua maioria por conta da divergência de preço entre os modelos, apesar de a variação não ser tão alta.

Uma dica importante é que sempre se compare e pesquise bem os preços por m² ao invés do milheiro de telhas.

As de telhas de vidro romana preço e de plástico contém encaixes similares aos da telha de cerâmica, entretanto seu uso é restrito a locais e projetos que tenham a intenção de inovar e modernizar.

A telha de vidro tem como principal vantagem seu design e a possibilidade de uma maior iluminação no período do dia, sendo indicada para jardins de inverno, áreas com churrasqueira e até spas.

As telhas romanas são conhecidas por conta de seu visual menos arredondado, sendo cada peça única que visa uma cobertura adequada e permite o encaixe perfeito entre as telhas.

O modelo é originado com base nas construções romanas mais antigas e suas devidas coberturas, sendo este um formato que garante maior estabilidade sobre a armação de madeira na qual são sustentadas e sendo esta uma excelente solução para aqueles que desejam aliar um custo razoável (quando comparado aos demais modelos) com segurança.

O modelo é considerado como uma atualização das conhecidas telhas plan, que por sua vez já havia sido criada como uma evolução das telhas coloniais que foram tendência há alguns anos.

O rendimento do modelo é de cerca de 16 peças por m² com uma inclinação variável, de no mínimo 35%, sendo este um fator primordial para o escoamento da água da chuva, o que e evita infiltrações e acúmulo de sujeira.

Não menos importante, a telha de PVC foi projetada a fim de atender diversas instalações, unindo resistência e versatilidade.

Caracterizada por sua incrível durabilidade, ótima relação custo-benefício e fácil aplicação e manutenção, as telhas ainda são totalmente recicláveis e possuem a leveza como diferencial.