Conheça mais sobre o conserto de lavadoras

Atualmente, são poucas as pessoas que lavam suas peças sujas na mão: o uso de uma lavadora de roupas é muito mais comum.

Isto pois, nos últimos anos, o barateamento da tecnologia, bem como a oferta de crédito e a flexibilização das formas de pagamento ajudaram a popularizar estes equipamentos.

É inegável que, no cotidiano, ele  ajuda a tornar os dias muito mais produtivos.

Afinal, ao invés de gastar tempo esfregando as peças uma por uma no tanque, basta separá-las conforme cor e textura: a máquina se ocupa do resto.

O problema é que isto acaba gerando uma certa dependência, o que significa um grande transtorno quando o equipamento apresenta algum defeito e precisa do conserto de lava e seca.

A boa notícia é que é perfeitamente possível deixar a máquina como nova, desde que o reparo seja feito da maneira correta.

Confira, a seguir, algumas dicas importantes em relação a isso:

Certos hábitos reduzem a necessidade de consertos

Por mais que o dono de um equipamento qualquer tome cuidado com ele, é inevitável que, com o tempo, suas peças se desgastem.

Consequentemente, mais cedo ou mais tarde, será preciso investir em manutenção e substituição de algumas partes.

Felizmente, o conserto de lavadora Samsung, ou de qualquer outra marca, pode ser evitado por meio da manutenção de alguns hábitos no uso da máquina.

São eles:

  • Limpeza periódica do filtro;

  • Respeitar a capacidade indicada pelo fabricante;

  • Usar a quantidade indicada de sabão e amaciante;

  • Deixar o tambor aberto depois das lavagens;

  • Fazer a limpeza externa e interna com não abrasivos.

Estas atitudes ajudam a não sobrecarregar ou danificar a estrutura da máquina, o que tende a postergar a necessidade de manutenção.

É preciso fazer um curso na área

Quando surge a necessidade de um conserto de lava e seca Samsung, muitas pessoas sentem-se tentadas a contratar o primeiro técnico que estiver disponível.

É compreensível, tendo em vista que a indisponibilidade do equipamento causa muitos transtornos a qualquer um.

Entretanto, é preciso ser criterioso na escolha de quem ficará responsável pelo procedimento.

Isto pois não é qualquer mecânico que pode fazer este reparo: o profissional tem que fazer um curso na área, de modo a se familiarizar com as peças, a estrutura e os mecanismos de funcionamento.

Contratar uma pessoa não qualificada pode fazer com que o conserto seja de má qualidade, e tenha que ser repetido em pouco tempo.

Além disso, é importante preferir técnicos que têm experiência com a marca da máquina a ser reparada.

Afinal, por mais que os mecanismos de funcionamento básicos sejam os mesmos, uma lava e seca Samsung tem suas particularidades em relação aos produtos de outras empresas.

Quanto mais a respeito disso o profissional souber, melhor.

  1. Durante a garantia, leve na autorizada

As leis de proteção ao consumidor obrigam os fabricantes, tanto de máquinas de lavar quanto de qualquer outro equipamento, a proporcionar um período de garantia.

Dentro dele, caso sejam detectados defeitos causados por problemas de fabricação, o cliente pode ou ter o reparo gratuito ou receber uma máquina nova.

Há, contudo, alguns requisitos que devem ser cumpridos para que a garantia não perca a validade.

Normalmente, um deles é fazer manutenções apenas em estabelecimentos autorizados pela fabricante.

Assim, caso a máquina apresente algum defeito, o procedimento indicado é entrar em contato com a marca.

E verificar quais são os estabelecimentos que podem verificar o motivo do defeito e realizar o reparo, como a assistencia Samsung, no caso de equipamentos desta marca.

O reparo de máquinas antigas é mais difícil

A tecnologia avança a passos cada vez mais largos.

As máquinas de lavar não são exceção: a cada ano são desenvolvidos modelos mais novos, modernos e inteligentes, que proporcionam ainda mais benefícios a quem os adquire.

Há, entretanto, modelos mais antigos que ainda funcionam relativamente bem.

Contudo, como dito anteriormente, o desgaste das peças e da estrutura geral da máquina tende a aumentar o risco de defeitos ao longo do tempo.

No caso destes itens – principalmente os que já saíram de linha – consertá-los pode ser um desafio. Isto porque, na maioria dos casos, a marca já parou de fabricar os componentes do equipamento, assim, eles não estão disponíveis para substituição.

Dependendo do caso, pode-se tentar encontrar as partes necessárias em ferros-velhos, mas o risco de que uma peça usada não funcione bem e outro reparo seja necessário são grandes.

Assim, geralmente, o conselho dado por profissionais é a aquisição de outra lavadora.