Conheça alguns serviços para construções prediais

Existe uma série de serviços que podem ser contratados durante a construção de um prédio. Alguns são obrigatórios, exigidos por leis, outros são opcionais.

O fato é que o melhor é sempre focar na atividade-fim da empresa, deixando os trabalhos secundários para terceirizadas. Isso poupa tempo e permite um resultado final mais satisfatório.

Serviços de instalação de SPDA

Um dos serviços que são obrigatórios em construções prediais é o de instalação de SPDA.

O Projeto de SPDA é o projeto para o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, popularmente chamado de para-raios, e é o primeiro passo para a instalação do sistema.

A elaboração do projeto acontece com as seguintes etapas:

  • Gestão de risco;
  • Definição do método de proteção;
  • Cálculo de proteções;
  • Definição de quantidade e proteção de descidas;
  • Definição do eletrodo de aterramento;
  • Definição das equalizações de Potenciais;
  • Definição de Medidas de Proteção contra Surtos;
  • Cálculo das distâncias de segurança.

Esse projeto deve ser elaborado por um dos profissionais capacitados segundo a norma, o que inclui engenheiros elétricos e engenheiros civis.

Depois que o projeto fica pronto, resta fazer a instalação do spda. Em linhas gerais, existem três métodos mais comuns de instalação desse sistema.

O primeiro método é chamado de método Franklin e consiste na utilização de para-raios do tipo Franklin.

Utiliza-se um ou mais mastros no topo da construção, de modo que todo o seu volume fique protegido.

O segundo método é o eletrogeométrico. Com esse método, o nível de proteção é definido no raio de uma esfera fictícia. Para fins de cálculo, essa esfera fictícia passa por toda a construção.

O terceiro método é o método da gaiola de Faraday. Baseado nos conhecimentos deixados pelo físico Faraday, esse método consiste em envolver toda a estrutura de cobertura da construção por malhas e cabos de descida. .

Serviço de limpeza de fachada

A Limpeza de fachada predial é um serviço que não faz parte da obra, mas que, com certeza, faz parte de uma construção.

É necessário entregar a construção em perfeito estado para o cliente e isso inclui a limpeza. Entretanto, reservar um tempo para que a equipe da obra realize esse trabalho pode não ser a melhor escolha.

Primeiro, isso acaba levando muito tempo e tornando a obra mais onerosa do que deveria, além de atrasar a entrega.

Segundo, esse serviço nunca será tão bom quanto o de uma empresa de limpeza, com funcionários treinados especialmente para isso e com equipamento adequado para o trabalho.

Contratar uma empresa de limpeza de fachada garante uma fachada limpa e bonita em pouco tempo.

Remediação de áreas contaminadas

Para entender esse serviço, é preciso primeiro entender o que são áreas contaminadas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, consideram-se como sendo áreas contaminadas quaisquer terrenos ou construções que apresentem concentração de alguma substância grande o suficiente para causar danos.

Esses danos podem ser à saúde humana, ao bioma ou outro bem a proteger. Essa concentração pode ter surgido de forma planejada, acidental ou mesmo oriunda de processos naturais.

Antes de fazer uma construção, é essencial que se faça uma análise do solo para saber se ele sofreu um impacto ambiental negativo, e se é referente a uma área contaminada.

Muitas vezes, pessoas compram terrenos por preços mais baixos e, achando fazer um bom negócio, e se deparam com uma área que costumava ser um lixão ou abrigar uma fábrica de produtos perigosos.

Quando isso acontece, o solo só pode ser usado para a construção de prédios residenciais ou comerciais depois de remediado.

A Remediação de áreas contaminadas, então, baseia-se em retirar a contaminação do solo. Isso nem sempre é inteiramente possível, mas geralmente se consegue deixar o solo adequado para construção.

Existe a técnica de remediação in situ e ex situ. A mais recomendada é a in situ, que acontece no local e inclui ações como a extração de vapores, processos oxidativos e outros.

Já a ex situ é mais mau vista, pois resolve a retirada da contaminação e transporte para alguma outra destinação, que varia.

No caminho, pode haver outra contaminação acidental. A destinação final pode ser a incineração (negativa para o ambiente) ou o aterro, por exemplo.

Por fim, é preciso frisar que independente de qual seja o serviço contratado para a construção de prédios, é preciso trabalhar com empresas de confiança.

Procure sempre saber a reputação da empresa no mercado.