Compreenda as etapas de uma reforma

Ao iniciar uma obra residencial, seja do zero ou reforma, existem diversas fases presentes, o planejamento financeiro e objetivo do que deverá ser feito são as principais etapas dessa fase de construção. Antes de mais nada, é fundamental que se contrate e consulte um ou mais decoradores de interiores SP.

O que esse profissional irá realizar é o planejamento e a organização dos espaços disponíveis no projeto e combinar todos os elementos dentro do ambiente.

Além de estabelecer relações estéticas e funcionais de acordo com o que será produzido como a harmonia dos móveis, objetos de decoração, espaço disposto, acessórios tipo cortinas, tapetes, cores dos cômodos, também estabelece conforto ideal para cada perfil contratante, bem como praticidade e beleza.

Uma decoradora de interiores SP pode te auxiliar no processo de escolha de cores, acabamentos, iluminação, materiais e tudo que combine diretamente com o que deseja, com seu estilo de vida.

Esse profissional também adequa as escolhas com o investimento financeiro que você pode pagar, então não se preocupe. Seja um custo baixo ou alto, a contratação de um projeto de interiores completo cabe no bolso.

Essa técnica, juntamente com o profissional, consiste em administrar o projeto de decoração, estabelecer cronogramas de entrega, prazos fixos e definidos.

E também pode coordenar a equipe de pedreiros, pintores, eletricistas, marceneiros, gesseiros e outros profissionais, se necessário.

O profissional da área pode trabalhar com a decoração e projetos de residências, comércios ou ambientes públicos. Normalmente em um escritório de arquitetura é fácil achar esse especialista que facilitará todo o processo de construção da obra.

O papel de um profissional na reforma

A contratação e consulta deste tipo de profissional é facilitada por meio de indicação de empresas especializadas em decoração e design. Por isso, procure bem seus parceiros e quem fará parte deste momento tão importante de reforma e construção.

O projeto de arquitetura de interiores abrange diversas formas de estudos, como a ergonomia, luminotécnica, estética, conforto acústico e térmico, entre outros.

Tem o papel de deixar o ambiente influenciável na forma com que o usuário exerce suas atividades do dia a dia, sendo essencial o conhecimento do cliente e seu estilo de ser e viver.

Os principais procedimentos que compõem o projeto de interiores são:

  • Layout;
  • Projeto de instalações elétricas;
  • Revestimento;
  • Móveis;
  • Decoração;
  • Consultoria;
  • Paisagismo;
  • Projeto de gesso;
  • Projeto luminotécnico.

Por meio de conversas e entrevistas com o cliente, o profissional dessa área levantará informações e dados importantes para o projeto e sua execução.

Necessidades, objetivos, perfil e tudo que for importante para entender a realidade da pessoa e criar um projeto exclusivo que concilie conforto e funcionalidade.

A planta deve conter ainda a função e quantidade dos dispositivos essenciais. No caso do projeto de luzes, por exemplo, deve ser considerado o local onde serão instalados, qual o tipo, o que agrega maior valor visual e estético. Também são definidos o posicionamento de cada um desses instrumentos.

A técnica fundamental da reforma

O design de interiores é uma técnica dentro da área de arquitetura que projeta a composição visual e cenográfica dos ambientes internos e a sua decoração, sejam eles residenciais ou comerciais.

Planeja e organiza espaços sempre priorizando as combinações de diversos elementos presentes no mesmo cômodo. Estabelece também relações puramente estéticas, mas funcionais, que serão produzidas.

O profissional que possui essa técnica de design de interiores pode atuar em diversos segmentos. Além de planejar e desenvolver projetos de casas, pode também pensar em lojas, clínicas, hotéis e estandes de ferias de exposição. Como é um campo amplo, procure por profissionais especializados na área que você queira.

Além de procurar em escritórios de arquitetura, é possível achar esses especialistas através da internet, por exemplo, também por meio da leitura de revistas para decoração, jornais e até mesmo em trabalhos fotográficos de interiores.

Por ser um ramo muito diversificado e que tem crescido nos últimos anos, é possível achar, até mesmo, trabalhos desenvolvidos em maquetes eletrônicas e em outras áreas como design de barcos, industriais e veículos.

Lembre-se de manter um foco no que deseja e definir as etapas em ordem prioritária. Pesquise inspirações de estilos e decoração para já ter algo em mente na hora de esboçar o que deseja com o profissional. Depois da consultoria, basta colocar em prática e ver sua obra nascer.