Como foi a evolução dos modelos de ar condicionado?

O aparelho de ar-condicionado como é conhecido atualmente consiste em uma invenção datada de 1902. A invenção deu tão certo que não demorou muito até se popularizar e aumentar a busca pelos aparelhos.

O setor têxtil foi um dos primeiros a se beneficiar da invenção do aparelho, cujo controle da umidade do ar facilitava a tecelagem das fibras de algodão, impulsionando o crescimento do ramo.

Nos anos de 1910, o setor de saúde obteve também ótimos resultados com o uso do aparelho, conseguindo, inclusive, reduzir as taxas de mortalidade infantil que eram causadas por desidratação nas maternidades.

Em meados da década de 1920, a popularização dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de cinemas possibilitou o crescimento da indústria, já que o espaço passou a ser frequentado mesmo no verão, quando antes era desconfortável.

Os aparelhos de transformador para ar condicionado começaram, então, a ser comumente utilizados para fins de climatização dos postos de trabalho por todo os Estados Unidos, sendo atrelados a conceitos como saúde, conforto e eficiência.

Na década de 1930, a descoberta do freon, que é um substituto do gás anteriormente utilizado que era altamente inflamável, foi capaz de tornar o equipamento mais seguro para o uso em ambientes residenciais e também reduziu seu custo de produção.

No entanto, apenas em meados de 1950 que a produção de modelos domésticos foi iniciado, sendo eles mais baratos e com designs diferenciado, precursores do ar condicionado de janela.

Desde então, os aparelhos foram tornando-se cada vez mais acessíveis ao consumidor comum.

Em 1970, com o surgimento do aparelho de ar condicionado inverter de janela, os aparelhos de ar condicionado passaram a se tornar ainda mais populares por seu tamanho compacto e por ser de fácil instalação.

Durante os anos de 1980 e 1990, o modelo reinou absoluto no setor de serviços e residencial, popularizando-se ainda mais.

Nesse período ainda surgiram protocolos sobre impacto ambiental e os carros climatizados, o que tornou os aparelhos de ar-condicionado mais seguros e ecologicamente corretos.

Finalmente, nos anos 2000, o ar condicionado split, que consiste em um aparelho com uma máquina interna e outra externa, passou a ser utilizado, principalmente em ambientes residenciais, tendo seu ápice na década de 2010.

Modelos de aparelhos de ar condicionado

Confira a seguir os modelos existentes no mercado atual e suas principais vantagens.

1. Ar-condicionado de janela

Este é o aparelho mais tradicional. Apesar de, normalmente, não contar com recursos mais modernos, como a tecnologia Inverter. No entanto, alguns dos modelos oferecem facilidades como o uso do controle remoto.

O modelo é ideal para ambientes pequenos e que permitem realizar mudanças na fachada, já que parte de sua estrutura tende a ficar localizada na parte externa do prédio ou da casa na qual está instalado.

Vantagens:

  • Preço mais atrativo;
  • Fácil instalação quando comparado ao modelo split.

Mesmo com a facilidade de instalação, é necessário com uma empresa que instala ar condicionado, para fazê-lo de forma segura e correta.

2. Ar-condicionado split

Aparelho mais moderno, é dividido em duas partes. A primeira é a evaporadora, que fica instalada dentro do cômodo e é responsável pela distribuição do ar pelo ambiente, enquanto a parte condensadora é instalada na área externa, resfriando o ar.

O modelo é ideal para ambientes menores e atente também os maiores, dependendo de sua capacidade.

No geral, é mais indicado para ambientes que permitem realizar mudanças na fachada, por necessitar que parte de sua estrutura seja posta do lado de fora do ambiente.

Vale lembrar que sua instalação existe reformas (incluindo a parte interna) para o isolamento para tubulação de ar condicionado.

Vantagens:

  • Maior capacidade de refrigeração (os modelos split podem chegar a 80.000 BTUs);
  • Redução de ruídos, já que a unidade condensadora fica na parte externa;
  • Apresenta recursos mais modernos.
  • Pode ser aplicado para ambientes maiores.

Vale destacar que alguns dos modelos, são aparelhos de ar-condicionado inverter ainda mais econômicos no consumo de energia.

3. Ar-condicionado portátil

O ar condicionado portátil permite ser transportado para diferentes cômodos. É comumente indicado para ambientes menores e locais que não podem ter sua estrutura alterada por conta da instalação na parte externa do ambiente, o que também pode vir a ocorrer em imóveis que sejam alugados.

Sua maior vantagem consiste na mobilidade, já que pode ser utilizado em diversos ambientes por conta de seus rodízios, desde que esses tenham uma janela próxima em que se possa conectar seu tubo extensor, que é o que faz com que haja a troca de ar entre o ambiente interno e o ambiente externo.