Como evitar problemas na locação de máquinas para construção

O aluguel de máquinas e equipamentos é uma solução extremamente importante na construção civil, pois auxilia construtores, profissionais e até proprietários de imóveis em obras a diminuir os custos e aumentar a produtividade.

O acesso aos maquinários, por mais complexos que sejam, é facilitado com um custo acessível e um processo muito menos demorado do que o de compra. Outro benefício é não ter que se preocupar com aspectos operacionais, como manutenções, logística, armazenamento, substituições.

Entretanto, antes de fechar os negócios, recomenda-se uma análise completa das condições contratuais disponibilizadas pelas empresas especializadas. Isso porque qualquer erro pode atrasar o cronograma das obras, exigir a aquisição de outros equipamentos ou ainda acarretar em taxas extras.

Por isso, cinco dicas ajudam os interessados, com o objetivo de proporcionar uma contratação segura e eficaz.

Dessa forma, além de garantir os benefícios da locação de maquinas, a contratação se torna um processo mais tranquilo. As dicas são:

  • Avaliar os custos envolvidos na locação;
  • Verificar as condições dos equipamentos alugados;
  • Priorizar empresas localizadas próximo da obra;
  • Treinar e orientar os colaboradores no uso dos equipamentos;
  • Sempre formalizar as obrigações e responsabilidades em contrato.

1. Avalie o custo da locação

O aluguel dos equipamentos é uma forma de otimizar os investimentos na obra, atingindo o mesmo objetivo da compra, só que com um custo muito menor.

O aluguel dispensa gastos com manutenções, armazenamento e logística, o que torna a utilização de máquina retroescavadeira, por exemplo, mais fácil e barata.

Entretanto, recomenda-se a avaliação de ambas as opções, porque há casos em que a compra pode gerar um gasto inicial superior, mas se torna vantajosa com o passar do tempo. Isso se aplica principalmente a construtoras que já têm um mercado estabelecido.

2. Verifique as condições dos equipamentos

Uma dica para assegurar a qualidade das máquinas e equipamentos alugados é visitar a empresa e pedir para conferir as condições de conservação dos itens. Não é recomendada a contratação por amostras de produtos em fotografias.

Isso é de extrema importância porque, na locação de andaimes, por exemplo, a falta de qualidade pode ocasionar em sérios acidentes, ou no desperdício de tempo com a troca das estruturas.

3. Priorize empresas próximas às obras

Ao optar pelo aluguel de equipamentos, os gestores de obras quase sempre buscam a economia com a logística, que envolve o transporte de maquinários e os custos envolvidos.

Além disso, ao contratar empresas especializadas na locação de container escritório, ou outros equipamentos e estruturas para obras, a proximidade facilita a solução de eventuais problemas. Isso também evita o pagamento de possíveis taxas adicionais cobradas pelo deslocamento.

4. Treine e oriente os colaboradores

Outra questão que deve ser prioridade para os gestores de obras que optam pelo aluguel de máquinas é se os seus colaboradores têm treinamentos específicos e orientações suficientes para a operação dos equipamentos.

Geralmente, as locadoras de qualidade atualizam os maquinários com frequência, o que pode gerar dúvidas nos operários.

As orientações devem ser, principalmente, com relação ao funcionamento de peças para empilhadeira, por exemplo, boas práticas de uso e condicionamento e o que fazer em caso de falhas.

Nesse sentido, equipamentos com usos mais específicos podem demandar mais atenção. É possível que a própria locadora possa colaborar com os treinamentos, ou indicar pessoas capacitadas para isso.

5. Formalize o aluguel com um contrato

Depois de tomar todos os cuidados com relação à escolha da empresa especializada em locação e atentar-se para a qualidade dos equipamentos, recomenda-se a elaboração de um contrato sólido.

O documento deve fixar todos os direitos e deveres de ambas as partes, assim como maquinários e acessórios envolvidos. Um exemplo são as laminas para tratores, que podem ou não acompanhar o equipamento.

Recomenda-se uma leitura atenta aos termos e condições, principalmente à ocorrência de taxas extras e responsabilidade em casos de prejuízos por erros de conduta.

Uma dica é pedir o acompanhamento de um advogado, principalmente se o contrato envolver a locação de diversos maquinários e por bastante tempo. Nesses casos, a consultoria jurídica acrescenta mais segurança ao acordo.

Seguindo as dicas, o aluguel de maquinários e equipamentos para a construção civil tende a aumentar a produtividade nos canteiros de obras. Também irão contribuir para a qualidade dos serviços e para uma gestão eficiente de prazos.