Como escolher uma cantoneira adequada?

Assim que começam a planejar uma construção ou reforma civil, muitos usuários se perguntam a respeito dos tipos de cantoneira mais adequados aos espaços e estruturas.

É a partir desse princípio que, inclusive, a diversidade dos modelos de cantoneiras passam a marcar forte presença. Os modelos mais comercializados deste tipo de peça, podem ser representados pelas cantoneiras de ferro, de pvc e também de papelão.

De forma similar ao que acontece em outras diversas condutas do meio industrial, no entanto, cada uma dessas ferramentas possui diferenciações técnicas entre si – mais do que isso, cada uma é ligeiramente mais adequada a um espaço do que em comparação com às demais. Em primeiro plano, as cantoneiras se caracterizam como peças da construção civil, responsáveis por proteger os cantos de paredes e demais superfícies internas de residências, comércios e indústrias.

Alguns dos modelos apresentados de cantoneiras podem ser exemplificados nos tópicos a seguir. Adquira peças que possam atender às necessidades de cada estrutura, como:

  • Cantoneiras de ferro;
  • Cantoneiras de PVC;
  • Superfícies de cantos arredondados que levam papelão;
  • Cantoneiras de metais pesados;
  • Cantoneiras em indústrias;
  • Cantoneiras em residências comuns.

A cantoneira de ferro representa um dos elementos mais versáteis e com ótimo custo-benefício

Uma das características que a cantoneira de ferro apresenta, está relacionada à compra em larga escala pelas indústrias.

O fato da peça ser integrada ao meio industrial, não impede que a ferramenta também pode se acoplar às instalações residenciais comuns. Praticidade e versatilidade são as duas principais condições e características a respeito desta importante peça relacionada a reformas e construções civis.

Além do ferro propriamente dito, também é possível que esse tipo de superfície seja formada, por exemplo, por aço carbono. A cantoneira de abas iguais também se coloca como uma das possibilidades por trás destas práticas. Uma vez que, os critérios mais rígidos, de alto padrão, são alcançados em toda aplicação de cantoneiras ferrosas, a tendência é que a peça possa suportar diferenciadas cargas de pressão e/ou temperatura com sua estrutura.

A cantoneira de pvc é dinâmica e extremamente inovadora

Diferentemente do que ocorre com as cantoneiras de ferro, a cantoneira de pvc se coloca como um dos itens mais dinâmicos e inovadores a marcar presença no segmento da construção civil. A funcionalidade das peças é considerada semelhante, no entanto, o acabamento em si é bastante diferente. No caso dos tipos que levam pvc em suas estruturas, a aplicação nos cantos arredondados pode ser feita em residências modernas. Além disso, também é comum que a cantoneira de abas desiguais marque presença neste contexto.

Ainda a respeito do acabamento proposto, o principal destaque fica a cargo das diferentes cores que podem ser aplicadas nestes modelos de cantoneiras. Além do branco tradicional, é possível que cores mais foscas ou vibrantes marquem presença neste, que é um dos principais e mais funcionais produtos envolvidos no setor das cantoneiras em geral.

Por fim, o principal extra a respeito das cantoneiras que levam pvc em suas estruturas fica a cargo da peça poder ser útil não somente após a finalização das obras, mas também com relação aos andamentos destas. Isto é, caso os profissionais da engenharia civil necessitem proteger um canto arredondado do espaço no decorrer dos trabalhos, o material de pvc se coloca como um dos principais elementos de destaque nestas utilizações.

Versatilidade é o principal conceito por trás da aplicação das cantoneiras de papelão

Dentre todos os modelos de cantoneiras apresentados, o tipo que leva papelão em sua estrutura, é um dos mais leves e versáteis. Além dessas duas importantes e positivas características, o material se caracteriza por ser formado por lâminas de papel prensado, fabricadas com papel multifolhados. Uma vez que é livre de solventes orgânicos e outros elementos desse tipo, este modelo de peça se consolida como um produto completamente reciclável.

Por mais frágeis que suas estruturas aparentam ser, no entanto, a rigidez oferecida pelas cantoneiras de papelão³ é muito impactante quando em comparação a outros exemplos de cantoneiras no mercado.