Como é feito a instalação da escada de concreto?

Ao construir um imóvel que possua mais de um andar, a escada é um item que necessita de certos cuidados.

Cuidados estes que variam dos cálculos de dimensão necessária e o espaço em que esta ocupará no ambiente, passando pelo material utilizado até seu modelo final.

São duas as opções que podem ser utilizadas durante uma obra, sendo elas a escada pré moldada ou escada construída, onde cada uma apresentar diferentes vantagens que devem ser levadas em consideração durante a escolha.

Diferença entre escadas construídas e pré-moldadas

Primeiramente, é importante que se conheça mais a fundo os dois modelos.

A escada que é construída na obra é mais utilizada no Brasil, podendo ser produzida pelo próprio pedreiro e faz uso de recursos já presente durante a construção do local, sendo esta uma contratação de um serviço mais simples.

Uma escada que possui cortes e furos em concreto, sendo este o material escolhido, apresenta diversas vantagens.

Entretanto, sua construção requer técnicas que podem ser complicadas àqueles que não possuam tanta experiência em obras.

Incluindo cálculos matemáticos que devem ser efetuados com extrema atenção para que a estrutura não seja prejudicada.

Seja em ambiente interno como externo, o modelo é estável, seguro e econômico, podendo conter diferentes formatos, como em U ou circular e sua construção não necessita de equipamentos e outros itens sofisticados.

Outros modelos bastante utilizados atualmente são:

  • Escadas em L
  • Escadas retas de um lance
  • Escada espiral
  • Escada curva
  • Escada articulada
  • Escada vazada

Por outro lado, a estrutura e os degraus pre moldados são feitos em fábricas e só depois são transportados e devidamente instalados no local apropriado.

O modelo pré-moldado é utilizado tanto em ambientes residenciais quanto comerciais.

As principais vantagens das escadas pré moldadas

De acordo com o espaço disponível para a instalação da escada, o arquiteto ou o projetista responsável deve fazer o projeto técnico e o planejamento da obra conforme as medidas específicas de cada degrau, a fim de um encaixe perfeito no ambiente desejado.

Por meio de um programa de computador, torna-se possível produzir imagens da escada escolhida.

De modo que os usuários tenham um conhecimento total de como será o resultado e, possibilita inclusive que haja alterações em seu tamanho e formato antes que ela seja realmente produzida.

Os funcionários responsáveis pela obra não necessitam de uma estrutura complexa para os modelos pré-moldados, o que resulta em um ganho de tempo e valorização do imóvel nos casos em que uma empresa especializada neste tipo de produção é contratada.

Este modelo acaba sendo ainda mais leve que a versão convencional, o que faz com que sua instalação necessite de ainda menos tempo.

Por se tratar de um modelo que possui um único componente, a escada pré-moldada possui um design estável e que não sofre alterações como os demais.

Em casos onde isso ocorre, sua unidade tende a facilitar os ajustes necessários apenas dos blocos onde a escada assenta.

Rachaduras é uma característica presente em todos os modelos de escada de concreto e que infelizmente tendem a dar certa dor de cabeça.

A umidade penetra por meio dela e pode acabar danificando o material conforme o tempo de uso.

Essas rachaduras tendem a crescer nas junções que prendem as escadas convencionais. A escada pré-moldada não possui tantas rachaduras devido ao seu design que não possui junções.

Além de ligar um ambiente à outro, existem escadas que possuem designers diferenciados de corte de concreto e visam proporcionar requinte e beleza à peça da qual faz parte.

Atualmente o visual do modelo escolhido já é estudado conforme os primeiros passos do projeto são iniciados.

As escadas de concreto armado

Obras que possuem cronogramas e prazos mais apertados é uma prática que vem se tornado cada vez mais comum.

Sendo esse um fenômeno que tem refletido em uma maior demanda de serviços de corte e furos de estruturas e itens de concreto armado – seja em novas edificações ou nas já existentes.

Diferentemente dos sistemas manuais convencionais, onde é necessário que se quebre primeiro o concreto para que só depois a armação seja cortada, essa solução.

Que faz uso de ferramentas diamantadas como o disco de corte, permite que o concreto e sua armação sejam cortados simultaneamente, o que resulta em uma maior agilidade ao serviço.

O aprimoramento das ferramentas vem avançando tanto de modo que já é possível a execução de praticamente todo jeito de corte nas estruturas de concreto.

Variando da retirada de bases de diversos tamanhos até aberturas de portas ou janelas, aberturas de passagem, substituição de pilares em diferentes materiais, entre outros serviços.