Coifas: tudo o que você precisa saber antes de comprar

Já houve aqueles momentos chatos, em que você pensou sobre desistir de fazer aquele churrasco de confraternização em família, ou com os amigos, porque simplesmente teria que suportar o desconforto da fumaça, inundando todos os ambientes do seu apartamento ou casa?

Não seria bacana que, todo mundo se privasse de uma festividade devido a um obstáculo que a própria casa impõe, não é mesmo? Também, não é sempre que as pessoas têm disposição para ir até uma chácara ou outros locais muito distantes, somente para realizar tal feito.

Devido a isso, se dá muita importância e valor às coifas de cozinha, grandes responsáveis por resolverem este dilema e trazer ao conforto da nossa ociosidade, o que todo brasileiro sempre quer e faria se pudesse: uma celebração nos finais de semana.

Melhor do que tão somente tornarem esta arte culinária em algo tão simples e acessível, as coifas também trazem isso para dentro de nossas casas, sem a necessidade de se obter uma área de lazer externa específica para festas.

Mas, para usufruir desse bem que a tecnologia nos trouxe, é necessário conhecer um pouco mais sobre cada tipo de exaustor, e estar bem informado na hora de decidir qual o modelo ideal para você!

Coifas para churrasqueira

Aos amantes da brasa e do carvão, a coifa para churrasqueira é o que há de ideal para se realizar um autêntico churrasco, sem os pontos negativos da fumaça ou da gordura. Fundamentalmente, os modelos mais atuais e tecnológicos desta categoria de exaustor, seguem como modelo as famosas capelas de laboratório, que funcionam com o princípio de isolar e puxar o vapor de componentes químicos perigosos.

Uma coifa deste tipo, pode existir no mercado em várias versões. Há aquelas, onde apenas um suporte fixo em formato de martelo invertido é fixado no teto, por cima de onde estiver o fogão e/ou churrasqueira (também conhecida por coifa de ilha).

Há também, aquelas em que a coifa possui uma estrutura que envolve o local onde se cozinha, podendo variar nos seus tamanhos e podendo, inclusive, conter uma parede de vidro que a fecha e isola totalmente do ambiente, permitindo o deslize de suas portas para o manuseio do churrasqueiro.

Existem também os modelos inclinados, para quem gosta de um design mais inovador, e as coifas de parede (que são mais comuns e contam com um layout mais limpo).

O esquema de exaustão, é realizado através de um duto de passagem de ar ligado à base da coifa, que se responsabiliza por sugar a fumaça e encaminhá-la até o lado de fora da residência.

Uma coifa pode ser produzida a base de vários metais, com propriedades duradouras e de ótimo custo-benefício, como a coifa zincada e a coifa de inox. A coifa zincada, por ser galvanizada, recebe um revestimento de zinco que ajuda a proteger o material de oxidação e da ferrugem.

As coifas de aço inox seguem o mesmo princípio, sendo feitas a partir de um material inoxidável (liga de ferro e crômio), muito mais resistente do que um metal comum. São capazes de resistir muito bem aos efeitos da oxidação, e possuem a propriedade de durar por uma enorme quantidade de tempo, gerando, consequentemente, mais economia a quem consome.

Uma coifa para uma casa não difere muito de uma coifa para apartamento. É desejado apenas que, no projeto de arquitetura do local, já sejam inclusos a instalação da coifa, dos dutos de exaustão, se for o caso, e do ponto elétrico. Além disso, não tão somente será útil para a realização de churrasco, mas acompanhará sua rotina culinária.

Depuradores

Há também uma outra forma de instalação: o modo depurador de ar. Neste caso, a coifa aspira a fumaça, que passa pelos filtros metálicos e pelo filtro de carvão ativado, devolvendo ao ambiente um ar limpo e filtrado. O depurador de ar também pode ser comprado isoladamente, sem o duto de sucção, porém esta versão é menos desengordurante e eficaz do que a primeira.

Nota-se também, a importância de se manter uma higienização adequada do equipamento, para que ele siga funcionando sempre com o mesmo desempenho, e para que dure muito mais tempo. Deve-se evitar o acúmulo de gorduras e manter o filtro de carvão, se houver, sempre em ordem.