Modelos de piso para empresas

Substituir ou instalar pisos industriais é uma tarefa trabalhosa e exige muito conhecimento. Esses pisos podem ser pesados e, na maioria das ocasiões, exigem uma instalação rigorosa.

Desse modo, para se certificar de que o tipo de piso que escolheu é certo para a sua estrutura, é necessário entender e ter um conhecimento básico dos tipos de pisos industriais que podem ou devem ser instalados de acordo com cada ambiente e quais estão disponíveis no mercado.

De modo geral, existem quatro tipo de revestimento que, muitas vezes, são utilizados em ambientes industriais, como:

  • Piso epóxi Industrial;

  • Piso emborrachado;

  • Piso de PVC;

  • Piso antiderrapante.

Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções para piso industrial, pois dentro de cada indústria podem haver necessidades de textura, resistência, pintura de cada piso até mesmo no quesito de segurança distintos.

Por isso, cada tipo de piso necessita da recomendação de um especialista. Confira a seguir os principais tipos de pisos presentes em empresas e suas especificidades para, assim, identificar qual é a melhor opção para atender a sua demanda.

Piso industrial de concreto

O piso industrial de concreto, muito conhecido como piso de alto desempenho, é aplicado em ambientes que possuem cargas pesadas ou ambientes de alta produção.

Apesar do seu nome se dirigir diretamente à indústria, ele é instalado em diversos ambientes gerando um tratamento para suportar o tráfego ou peso de carga sobre ele. É mais comum encontrar esse material em indústrias, frigoríficos, shoppings, galpões, oficina de máquinas e etc.

Para instalar o material em concreto de alto desempenho é necessário manter alguns cuidado durante todas as etapas da construção, desde o tratamento inicial até acabamento final.

Vale ainda mencionar que o piso industrial preço acessível é vendido por metro quadrado. Lembrando que deve ser calculado a parte da mão de obra e os demais materiais utilizados.

Piso de concreto armado

O piso armado é considerado mais vantajoso para determinados locais. A necessidade de mesclar a resistência e a durabilidade da pedra com as características do aço gerou o resultado de um material com muitas vantagens como a rapidez e a facilidade na instalação.

Além disso, esse modelo é mais econômico e proporciona ao metal proteção contra corrosão.

O piso de concreto armado, como já ressaltado aqui, é muito mais resistente que outros modelos. Sendo assim, é possível citar o controle de fissuramento, comprimento e redução do número de juntas gerando segurança, facilidade de rolamento, pouca manutenção e menor distância de frenagem.

Esse piso pode ser de armadura dupla para cargas grandes ou pesadas e de armadura simples para cargas mais simples.

O piso de concreto também possui adição de fibras metálicas, assim mantém armaduras convencionais em telas que além das fibras metálicas geram uma aplicação prática e ágil, pois elas dispensam qualquer necessidade de armação.

Juntas de dilatação em pisos de concreto

As juntas de dilatação em pisos de concreto armado evitam danos por dilatações, sendo uma opção mais acessível para a instalação de pisos de concreto armado, principalmente por garantir a completa vedação depois do piso instalado.

Mais ainda, recorrer a esse sistema evita infiltrações e problemas como fissura rachaduras e umidade.

Essas dilatações são desenvolvidas para o setor industrial de modo a manter altas tecnologias da construção de pisos de alto desempenho da empresa.

Fixação permanente

É possível realizar a fixação na junta de dilatação piso concreto pelo desenvolvimento de insumos de alta fixação.

Nesse contexto é possível utilizar primers, visando uma melhor ancoragem de cada junta, em seguida é feita a aplicação de adesivo nas laterais gerando a fixação permanente.

Polimento de granilite

O granilite é um produto feito por grânulos como mármore, granito, calcário, cimento comum, areia e água para gerar a consistência correta.

Todo o processo de composição e aplicação possui longos anos de duração, mas como qualquer piso, ele precisa de manutenções com o passar do tempo para preservar e manter suas características.

Além do polimento de granilite é preciso realizar cuidados como não deixar o piso ter contato com produtos abrasivos ou químicos. O polimento gera um acabamento liso e uma camada de resina preservando contra riscos.

Vale destacar que durante o polimento é aplicado uma pequena quantidade de resina ecológica, para manter o granilite saudável.

Além do polimento é preciso alguns cuidados diários durante a limpeza com vassoura e sabão neutro.

Jamais aplique produtos químicos pois eles podem manchar ou danificar o produto causando marcas permanentes.