A madeira sendo utilizada para pisos

Por mais que muitas pessoas vejam a escolha de um piso como um fator que influencia apenas a estética de um ambiente, isso não é verdade.

O que realmente acontece é que, como cada matéria-prima tem características muito específicas, elas têm influências distintas sobre fatores do conforto ambiental, como o isolamento térmico e acústico. Assim, a escolha deve ser feita com sabedoria.

Entre todas as opções disponíveis no mercado, uma das melhores opções é o piso de madeira.

Ainda assim, esse revestimento tem a desvantagem de ter um preço muito acima da média, o que, por sua vez, faz com que muitas pessoas o desconsiderem sem nem mesmo avaliá-lo adequadamente.

Apesar disso, é preciso ter em mente que o investimento extra necessário para ter esse piso em casa tem retorno: Trata-se de um dos melhores pisos do mercado.

Se você quer aprender mais sobre isso, continue lendo e confira algumas de suas principais vantagens.

  1. Existem vários modelos de pisos

Quando o assunto são os pisos de madeira, boa parte das pessoas logo imagina os tradicionais tacos naturais, que costumam ser acompanhados de um rodapé de madeira com a mesma cor e textura.

Por mais que esse seja um tipo de piso de muita qualidade, há outras opções semelhantes, tais como:

  • Piso de PVC com design de madeira;

  • Carpete de madeira;

  • Piso laminado;

  • Deck de madeira.

Caso a sua prioridade seja obter um piso a um preço baixo, a melhor opção é o carpete de madeira.

Como ele é preenchido com compensado e só tem madeira natural no seu exterior, seu custo é muito mais baixo.

Além disso, também pode-se optar pelo piso laminado, que, como o seu próprio nome diz, consiste em lâminas mais finas que os tacos naturais. Deste modo, ele também é mais em conta.

Vale ressaltar que, entre todos os modelos disponíveis, o deck é o mais caro. Porém, por mais que o deck de madeira preço por metro seja elevado, isso se aplica apenas ao modelo tradicional.

Isso porque, ao comprá-lo na versão modulada, é possível economizar uma boa quantidade de dinheiro

Por conta do amplo leque de escolha, é fundamental que os proprietários do imóvel pesquisem a respeito de todas as opções. Deste modo, eles podem fazer a escolha munidos de mais informação.

  1. Pisos de madeira são resistentes

Um dos principais critérios usados na hora de escolher um revestimento é a resistência do piso. Nesse caso, os modelos de madeira se destacam.

Como essa matéria-prima natural pode durar até séculos em seu meio natural, o mesmo se aplica quando ela é transformada em piso.

Vale ressaltar que, em alguns casos, é preciso que as tábuas recebam um tratamento complementar, de modo a assegurar uma vida útil longa. É o caso, por exemplo, da madeira para deck.

Como esse revestimento é colocado no lado de fora, ele é constantemente afetado por fatores como chuva e sol intensos. Consequentemente, a aplicação de produtos especiais para protegê-lo contra eles é fundamental.

  1. O revestimento pode ser reformado

Por mais que a madeira seja considerada um revestimento resistente, ela não é indestrutível.

Especialistas alertam que ela pode ser severamente danificada por uma série de fatores, como poeira, água, impactos muito fortes e até mesmo microorganismos. Assim, o piso feito a partir dela exige alguns cuidados preventivos.

Ainda assim, é interessante levar em consideração que, por mais que a madeira sofra danos, ela, muitas vezes, pode ser restaurada.

Nesse caso, é feita a raspagem de assoalho de madeira, de modo a remover substâncias que tenham sido aplicadas sobre a superfície anteriormente.

Em seguida, usa-se uma cera específica para essa finalidade para restaurar o brilho e a aparência homogênea do piso.

Vale ressaltar que, para que esse procedimento tenha o resultado esperado, é fundamental que ele seja realizado por um especialista em restauração de tacos, munido dos equipamentos e dos produtos apropriados para tal.

Do contrário, é possível que o reparo cause mais mal do que bem, causando danos que só poderão ser eliminados com a substituição completa das tábuas.

  1. A madeira é um material versátil

Por último, mas não menos importante, é interessante notar que a madeira é versátil e, assim, pode ser usada nos mais diversos cômodos e situações.

A ressalva fica por conta de ambientes “molhados”, como a cozinha e o banheiro. Como ela não reagem bem à presença de umidade, nem mesmo a raspagem será capaz de sanar os danos causados por esse elemento.

Assim, é interessante considerar outros revestimentos, como o piso de porcelanato.