7 dicas para deixar o carpete com cara de novo

carpete para quarto, sala ou qualquer outra área de sua casa precisa de higienização periódica.

O procedimento não garante apenas a limpeza do objeto, mas proporciona no aumento da vida útil, inviabilizando a troca da peça, algo econômico para o proprietário da casa.

Entretanto, embora o processo seja crucial, não é necessário gastos com produtos químicos pesados, muito menos contratar equipes de limpeza. Você mesmo pode deixar o tapete novo, de novo.

Por conta disso, produzimos este conteúdo especial com 5 dicas para deixar o carpete com cara de novo. Acompanhe a partir dos próximos tópicos deste artigo.

1. Utilize produtos caseiros

Assim como foi mencionado ali em cima, o carpete para piso não necessita de produtos caros para ser limpo.

Além de ser uma perda de dinheiro, o procedimento ainda pode danificar a aparência da peça.

Neste caso, alguns produtos simples podem limpar tão bem quanto os comercializados nos mercados, dependendo da quantidade de sujeira presente no carpete.

Dentre eles, estão:

  • Vinagre;

  • Bicarbonato de sódio;

  • Sabão líquido;

  • Detergente neutro;

  • Dentre outros.

O segredo é utilizar os produtos presentes no ambiente domiciliar. Em contraponto, os produtos químicos exalam odores fortes, que demoram a sair do carpete.

Talvez seja por isso que a maioria das famílias pesquisa por Carpete de Madeira Preço, pois a madeira não impregna odores fortes.

2. Tenha vinagre sempre à mão

Embora tenha sido citado ali em cima, o vinagre é um dos principais aliados durante a limpeza de carpetes.

Isso porque o produto é um poderoso higienizador e removedor de manchas.

Basta adicionar água morna e detergente neutro em um pouco de vinagre, que o resultado será tão satisfatório quanto alguns produtos químicos.

Além disso, a mistura também pode ser aplicada em tecidos encardidos.

No caso das peças maiores, como o carpete para quarto de casal, por exemplo, recomenda-se passar um pano úmido depois da aplicação, para retirar os resíduos do carpete.

3. Remova a sujeira com água e detergente líquido

Os carpetes costumam ficar sujo com grande frequência, por isso, o recomendado é fazer a limpeza periódica com água e detergente líquido.

A mistura é simples, mas remove as pequenas manchas com grande facilidade, basta misturar meia xícara de detergente líquido em 1l de água, colocar em um recipiente e aplicar no carpete com um borrifador.

Depois, é só passar uma escova macia no carpete e retirar cada sujeirinha impregnada. O ideal é esfregar de forma suave, para que não surjam avarias na peça.

4. Realize uma lavagem a seco caseira nos tapetes

O carpete para sala é um dos que mais sujam no ambiente, especialmente se o local é bastante movimentado durante o dia. Neste caso, recomenda-se fazer uma lavagem a seco caseira.

Obviamente, a lavagem a seco realizada por empresas qualificadas é muito mais recomendável.

Mas, o objetivo é deixar o carpete com cara de novo, gastando o mínimo possível.

Neste caso, é preciso misturar um pouco de amido de milho e bicarbonato de sódio, nas mesmas proporções. Na hora de aplicar é só colocar o pó sobre a peça.

Com isso, a mistura vai sugar toda a sujeira que estiver na fibra do carpete ou do tapete de carpete para sala.

5. Use uma fronha de algodão para aspirar

Para tapetes e carpetes mais delicados, o uso de aspirador de pó pode prejudicar o aspecto da peça.

Geralmente, antes de começar a limpeza do carpete o recomendado é passar o aspirador de pó, para tirar os resíduos mais sobressalentes.

Neste contexto, colocar uma fronha de algodão ou alguma peça de nylon no aparelho pode impedir que o procedimento estrague o carpete. Para isso, basta colocar o pano da parte de aspiração do aspirador de pó.

Quando você passar o aspirador, a poeira removida do tapete será filtrada, algo muito vantajoso.

Dessa maneira, o procedimento acaba evitando que a sucção do aspirador acabe com os detalhes e faz com que as fibras fiquem mais afofadas.

#Dica extra

Em casos de sujeira extrema, ou até mesmo pela praticidade, muitas pessoas optam por tirar o carpete e lavá-lo na máquina. No entanto, o procedimento é prejudicial.

Mas, se ele for colocado com uma proteção, nada de ruim acontecerá. Por isso, colocar a peça em um saco ou fronha de algodão vai evitar qualquer tipo de avaria durante a lavagem.

Ademais, a dica é válida para tapetes menores, que caibam dentro da máquina de lavar roupas.

Por fim, ao seguir as dicas dadas ao longo do artigo, o carpete da sua casa ficará com cara de novo, além de garantir o conforto e durabilidade da peça.