condomínios

Aspectos sobre os condomínios e sua importância

A casa é o lugar em que transformamos em lar e não é por menos que queremos sempre que este lugar seja especial e que traga todo o conforto tanto para os moradores como para as famílias também. Nas cidades, um dos tipos de moradia que mais chamam a atenção são os condomínios prediais.

Esses condomínios são variados, podendo ter condomínios mais simples ou mais sofisticados, mas o que importa é que todos tem um arcabouço para trazer conforto e segurança para os moradores, seja com áreas de lazer com churrasqueira inox preço ou quadras poliesportivas para aproveitar com a família.

No presente artigo falaremos sobre as áreas de lazer encontradas nesses espaços, sobre a importância da segurança, bem como ações que podem ser tomados pelos síndicos ou pelas administradoras, de maneira geral.

As áreas de lazer

Para que os condomínios atraíssem as pessoas era preciso construir um empreendimento que unisse diversas áreas que os futuros moradores quando estivessem em casa teriam que teoricamente procurar em outro lugar.

Ao concentrar a maioria dos elementos de convivência social e atrelar a uma plataforma de acessibilidade esse espaço seria um sucesso.

Assim, os condomínios criaram as áreas de lazer, que são espaços para os moradores aproveitarem e não terem que percorrer distâncias de carro ou de transporte público para se divertir com sua família.

Cada condomínio possui uma área ou áreas diferentes dentro do ambiente que podem ser:

Tudo dependerá da necessidade dos moradores e de como o projeto foi construído e apresentado. Iremos de duas áreas de lazer que são um sucesso nesses espaços que são as quadras poliesportivas e as áreas gourmet.

1. Áreas gourmet

Os espaços gourmet, geralmente, são quiosques equipados com fogão e geladeira, além de mesas e cadeiras que são reservadas mediante uma agenda para que todos possam desfrutar.

É um espaço de lazer mais privativo, mas que traz muito conforto para quem quer confraternizar com amigos e família, faz muito sucesso entre os moradores.

2. Quadras poliesportivas

As quadras poliesportivas são muito especiais para a prática de esportes, pois várias modalidades podem ser jogadas nela, pois sua pintura é feita de modo que estas são contempladas.

Geralmente, são rodeadas de tela para alambrado para que bolas e outros equipamentos não escapem durante o jogo e protejam as pessoas.

Com isso entendemos que as áreas de lazer são extremamente importantes para os condomínios, para trazer conforto, segurança e praticidade no cotidiano.

As manutenções nos condomínios

Para que as áreas de lazer estejam adequadas e que o prédio onde ficam os apartamentos estejam bem guarnecidos de água, luz e internet é preciso que a infraestrutura do ambiente esteja bem instalada e bem monitorada.

Pois, caso contrário, o uso contínuo e potente da estrutura pode gerar falhas e danos, ocasionando um ônus bastante alto.

Neste sentido, fica nítido que a única metodologia na qual se precisa recorrer são as manutenções condominiais ou chamadas manutenções prediais.

Essas metodologias ajudam a prevenir falhas, permitindo que a funcionalidade das construções não se percam.

Um exemplo é a garantia que as piscinas sempre estejam limpas e adequadas. Para isto uma equipe precisa vir periodicamente conferir as bombas hidráulicas, os filtros e a segurança deste sistema.

Desse modo, podemos entender que ao longo de toda a vida útil da edificação e do prédio, as manutenções devem ser feitas, para evitar que as pessoas sejam expostas as condições de insalubridade e de insegurança.

Para que as manutenções comecem a ser organizadas é preciso que se saiba se o edifício já possui alguma patologia, para isto se recorre as inspeções prediais, que consiste em um tipo de check up da situação estrutural, indo da cobertura até o solo.

Alguns dos problemas comumente encontrados são os sistemas de impermeabilização, instalações elétricas, hidráulicas e cuidados estéticos com a fachada e outros componentes.

Feito a identificação é preciso classificar as falhas para que então se organize as intervenções.

As classificações vão da crítica, que é a necessidade imediata de intervenção para a normalidade, a classificação regular e também as classificações mínimas, sendo as regulares que podem ser programas para consertar, como tela para cerca, e as mínimas que não apresentam grandes prejuízos e que podem ser feitas a longo prazo.

Neste sentido, é fundamental apontarmos que todos esses aspectos são necessários para um condomínio confortável e bastante eficiente.