materiais

As obras e seus componentes: laudos, máquinas e materiais

Uma obra possui muitas etapas e todas elas seguem com um propósito fazer com que o projeto arquitetônico que foi elaborado seja executado da melhor maneira possível. No entanto, um canteiro de obras não reúne apenas os materiais e ferramentas, mas, muito mais que isso.

Antes de chegar no canteiro, a obra em si passa por um processo burocrático de emissão de laudos, que é organizado pelas empresa de obras e reformas SP.

Feito todo esse procedimento, o projeto é aprovado e então se recorre ao aluguel de máquinas e ferramentas e compra dos materiais de construção.

Neste pequeno texto trataremos sobre alguns tipos de laudos que são expedidos por profissionais da engenharia e arquitetos, sobre algumas máquinas que são usados na construção e alguns materiais que são usados na composição do sistema elétrico.

Os laudos da engenharia

Uma construção para começar a ser feita, precisa passar por um processo burocrático frente as prefeituras.

Esses processos então pedem alguns laudos que são emitidos por profissionais da engenharia ou da arquitetura especializados e habilitados para fazer análises e verificar se o projeto está correto.

Somente com esses laudos e o alvará emitido pela prefeitura é possível começar a trazer o container em limeira para a construção do canteiro de obras e assim, começar a execução do projeto.

Abaixo falaremos sobre dois modelos de laudos que podem ser solicitados.

1. Laudo de reforma

Os laudos de reforma são necessários em construções que irão alterar a estrutura de um ambiente. São muito solicitados, principalmente, em prédios, já que o apartamento está em relação com outros.

Os laudos de reforma apontam para os componentes que serão alterados, os materiais que serão usados, como materiais eletricos para construção e hidráulicos, e principalmente, as normas de segurança que precisarão ser seguidas.

Também é importante para que o síndico possa liberar a reforma e avisar os outros moradores.

2. Laudo de vistoria da vizinhança

Esse laudo basicamente consiste na análise dos impactos da construção no entorno, como nos vizinhos, e em construções próximas. Esse laudo tem o intuito de evitar que esse entorno seja danificado.

É feito antes da instalação dos canteiros de obras e outras ações como:

  • Movimentação de terras;
  • Construção de fundações;
  • Demolição de estruturas;
  • Descarregamento de materiais.

Dependendo da construção é preciso de laudo técnico ambiental, e que trataremos abaixo.

Laudo Técnico Ambiental para construção

Antes da construção do canteiro de obras com container limeira algumas obras além dos laudos citados acima precisam de um licença ambiental, principalmente, se está se construindo perto de florestas ou perto de córregos.

O licenciamento ambiental é fundamental para que as atividades humanas sejam controladas, evitando o impacto ambiental que pode ser causado.

Portanto, o objetivo do laudo é autorizar ou não a construção, operação, ampliação de obras.

O laudo técnico ambiental é feito por profissional da engenharia ambiental e sua elaboração é feita seguindo alguns processos como a avaliação preliminar da área, investigação dos aspectos descobertos, investigação dos possíveis problemas e então análise de risco à saúde humana.

Com isso, os processos da construção podem ser feitos de forma adequada.

Máquinas e ferramentas usadas na construção

Com os processos burocráticos em dia é preciso então buscar máquinas e ferramentas que permitem que o material de construção eletrico, as fundações e outros pontos da construção consigam ser construídos de forma adequada e segura.

Abaixo falaremos sobre algumas dessas máquinas.

A primeira é a retroescavadeira, são uma das mais utilizadas e servem para escavar grandes valas e redes e dão suporte no transporte de materiais dentro da obra e para carregar caminhões, seja com materiais ou com entulho.

A escavadeira ajuda no aterro de desaterro, além de conformação de taludes. Atua de forma decisiva na construção das fundações.

O caminhão guindauto é um caminhão com braço hidráulico, importante para fazer içamento dentro da obra.

Fora essas grandes máquinas temos as furadeiras, marteletes, betoneiras, e ferramentas elétricas.

Os sistemas elétricos na construção

Um dos pontos importantes durante um projeto é a composição do sistema elétrico, e para que seja de qualidade é fundamental a compra de material elétrico para construção.

Os tipos de material são variados e podemos citar como:

  • Disjuntor;
  • Cabos e fios;
  • Interruptor;
  • Eletrodutos;
  • Lâmpadas e luminárias.

Somente com todo esses materiais é possível constituir o sistema elétrico. Entendemos, portanto, que uma obra possui muitos tipos de processos e todos eles são importantes para uma boa execução.