Confira como armazenar água de forma correta

O uso exacerbado dos recursos naturais ao longo dos séculos acabou gerando, no século XXI, uma grande preocupação com a sua escassez no futuro.

As mudanças climáticas que acabam gerando altos índices de chuvas, ou grandes temporadas de seca, por exemplo, são alguns dos indícios de que a situação pode se agravar cada vez mais.

Por conta disso, algumas pessoas começaram a descobrir maneiras de garantir alguns dos recursos de maneira sustentável.

Para a energia, estão sendo usadas alternativas que utilizam a força do vento e a luz solar para abastecer alguns lugares, por exemplo.

Quando se trata da água, que não é um recurso renovável, a situação é um pouco mais complexa, mas não impossível de se lidar

Para fugir de empresas monopolizadoras do serviço de abastecimento de água nas grandes cidades, foram encontradas algumas alternativas sustentáveis.

No dia a dia, existem algumas medidas pequenas, porém importantes, que podem ser tomadas por todas as pessoas, independentemente de terem a possibilidade de instalar um sistema de economia de água. São elas:

  • reutilizar a água de máquinas de lavar;
  • diminuir o tempo no banho;
  • usar baldes ao invés de mangueiras para lavar a casa;
  • não utilizar mangueira para a lavagem de automóveis.

Se você quer encontrar alguns dos melhores sistemas de armazenamento e reaproveitamento de água, confira alguns dos mais populares!

A construção de poços artesianos

O poço artesiano vem se tornando cada vez mais utilizado nas casas brasileiras.

Ele apresenta diversos benefícios, como o abastecimento de água contínuo e de qualidade, economia no orçamento das contas, valorização do terreno onde ele é instalado e contribuição para o meio ambiente de maneira sustentável.

Dependendo do tipo de terreno e o espaço disponível, é possível construir um poço artesiano manual.

Para isso, basta fazer uma perfuração no solo até chegar na água e instalar canos de pvc para poder sugá-la até a superfície.

No entanto, esta é uma técnica que demanda conhecimentos. Se você não sabe como fazê-lo, o ideal é contratar um serviço especializado nisso.

De qualquer forma, é necessário pedir uma autorização da prefeitura para realizar este processo.

Depois, a empresa especializada irá fazer uma avaliação do solo, para verificar se ele é propício para a instalação desse tipo de sistema.

O custo para a instalação de um poço artesiano pode ser bastante alto, pois todo o processo de perfuração e colocação dos canos acaba sendo um pouco caro.

Entretanto, esse gasto pode ser muito bem diluído na economia futura com o uso de água.

Antes de investir na adoção desse sistema, é interessante verificar se abaixo do solo é possível encontrar um lençol freático apto para a extração de água, senão todo o investimento de fazer a perfuração pode ser em vão.

Mesmo assim, há a possibilidade de fazer a perfuração e encontrar água, porém com uma baixa qualidade, o que dificulta o uso para o consumo doméstico e próprio.

Depois de instalado o sistema do poço artesiano, é importante fazer manutenções e limpezas periódicas para evitar que haja contaminação da água e que existam problemas graves no futuro.

A instalação de um sistema de cisternas

Uma grande revolução para o armazenamento e reaproveitamento de água foi o surgimento das cisternas residenciais.

O seu principal objetivo é captar das chuvas, armazená-la e reaproveitá-la para o uso doméstico.

Em geral, essa água da chuva é usada, principalmente, para o abastecimento dos sistemas de chuveiros, torneiras, máquinas de lavar roupas, mangueiras, entre outras coisas.

Ela fica armazenada em uma caixa de agua, dentro de suas casas.

Para os chuveiros e, até mesmo, para algumas torneiras, é adotado um sistema de aquecedor de água para garantir que os banhos sejam feitos na temperatura que você considere adequada.

Existem várias modalidades para aquecer a água, podendo ser usado sistemas elétricos ou a gás, por exemplo.

Além disso, é interessante investir em um pressurizador aquecedor de passagem, pois irá não apenas esquentar a água que passa por esse mecanismo, mas também irá potencializar o bombeamento e a pressão.

Também é necessário investir em alguns mecanismos de manutenção e limpeza de maneira regular, pois o sistema está sujeito ao acúmulo de impurezas e, inclusive, bactérias.

A periodicidade é importante para prevenir grandes problemas que poderiam surgir no futuro.