residenciais

Acessórios residenciais fazem a diferença para moradores

A construção civil é repleta de materiais que podem ser empregados em projetos residenciais. Desde a fundação até a entrega das chaves, são necessários tijolos, blocos, cimento, areia, pedra, entre tantos outros que é preciso fazer um planejamento desde o início.

Quando toda a parte fundamental for devidamente instalada, a próxima etapa é verificar os acessórios e serviços que podem ficar disponíveis, dependendo do modelo construtivo em que se baseia o empreendimento imobiliário.

Casas, sobrados e apartamentos têm a mesma finalidade, que é servir como moradia para as pessoas. Há diferenças cruciais, como:

  • Tamanho do imóvel;
  • Disposição de cômodos;
  • Localização;
  • Espaços específicos.

Muitas casas instaladas em bairros residenciais contam com quintal, garagem, enquanto outras possuem apenas uma varanda. Há apartamentos pequenos e funcionais, enquanto outros dispõem de todo um andar.

Dessa forma, é preciso entender que há equipamentos e acessórios que deixam os espaços exclusivos, com alterações pontuais que fazem toda a diferença para os moradores.

O visual se altera, mesmo com uma tinta na parede ou nas esquadrias, como portas e janelas, o que transforma o imóvel em um local completamente pessoal.

Proteção contra luz do sol e chuva

O mercado da construção civil oferece diversos materiais que se mostram necessários após a finalização de uma obra. São elementos de composição que melhoram o visual da fachada residencial, além de reforçarem a proteção estrutural.

É o caso da instalação de toldos para janelas residenciais, que podem ser implementadas nas esquadrias presentes na lateral de uma casa, protegendo contra chuva e incidência direta da luz do Sol.

Esse modelo de acessório pode variar em tamanho e cor, com uma estrutura que reduz consideravelmente o desgaste natural com o passar do tempo. O investimento varia de acordo com o material utilizado, pois pode ser de lona ou de policarbonato.

Conforme a disposição do imóvel dentro do terreno, pode ser necessário incluir um toldo de porta residencial para proteger a entrada principal da casa.

É importante destacar que esse tipo de investimento demanda materiais adequados para a instalação, além de mão de obra especializada.

Entrada controlada pela portaria reforça segurança

Os proprietários de imóveis de condomínios podem fazer a escolha pelos imóveis em áreas fechadas que contam com a segurança reforçada e outras facilidades encontradas nesse modelo de moradia.

Apesar de compartilhado com outros moradores, é possível encontrar quadras poliesportivas, piscina, salão de festa, entre outros complementos que justificam a escolha por apartamentos e casas dentro de condomínios.

A segurança é reforçada, com a presença de vigias que trabalham diuturnamente, além de cancelas para condominios na entrada da garagem ou estacionamento, controlado diretamente da portaria.

Esse tipo de serviço deve ser terceirizado, para que empresas fiquem responsáveis pelo treinamento da equipe de portaria e segurança patrimonial. Assim, o condomínio se responsabiliza apenas pelo pagamento do contrato, que pode ser mensal, semestral ou anual.

Sustentabilidade passa a fazer parte da realidade

Uma das grandes mudanças que os empreendimentos imobiliários estão passando se trata da forma como a energia elétrica é fornecida em diferentes projetos urbanos e rurais.

A energia solar residencial é um modelo de captação e distribuição de eletricidade que passa a fazer parte da realidade de muitas famílias, atendendo de forma eficiente o fornecimento para máquinas, equipamentos e eletrodomésticos.

Há modelos específicos que atendem partes essenciais, como a água quente do chuveiro e a iluminação de uma residência.

Até mesmo aparelhos de ar condicionado podem ser abastecidos com energia solar, fazendo uma grande diferença na conta com a concessionaria principal.

O investimento em equipamentos utilizados para aquecimento solar residencial tem um custo-benefício que se estende por um longo prazo.

Por isso, vale a pena procurar por projetos que podem ser personalizados de acordo com as necessidades dos moradores.

Economia de água protege a natureza

Por falar em economia, sempre há soluções que podem ser empregadas em uma residência, desde que tenham uma finalidade específica e façam jus ao investimento.

Proteger a estrutura imobiliária, por exemplo, reduz a necessidade de manutenção preventiva e aumenta o valor no mercado.

Para a proteção da natureza, uma caixa descarga acoplada ajuda na economia de água, o que pode ser muito benéfico não só para o meio ambiente, mas para o bolso também.

Portanto, é preciso contar com a participação de profissionais na escolha de materiais e acessórios. Com o conhecimento técnico empregado de forma correta, não há desperdício de verba, e tudo pode ser comprado no tamanho certo, com a mão de obra mais indicada para a instalação.