Acessibilidade, conforto e segurança para sua casa

A sensação de estar em casa é sempre uma das melhores, principalmente após um longo dia fora dela, seja passeando ou trabalhando. O conforto do lar é sempre desejado, atrelado a isso estão a sensação de segurança e liberdade para se vestir e locomover.

Por isso, os projetos residencias precisam ser planejados para criar uma locomoção sem barreiras. Desse modo, algumas alterações e adaptações são necessárias para que todos os moradores usufruam dos mesmo espaços e liberdade de ir e vir.

A acessibilidade de pessoas com alguma deficiência física também é um direito que precisa ser respeitado por todos, principalmente em suas residencias, respeitando esse direito algumas adaptações precisam ser realizadas para promover a liberdade e o conforto necessário.

Locomoção

A locomoção para as pessoas cadeirantes é realizada por meio do veículo e suas dimensões são diferentes das pessoas que não precisam desse instrumento para o seu ir e vir.

Dessa forma, todos os acessos que são compostos por escadas precisam ter um caminho acessível, seja por meio de rampas, elevadores ou plataformas de acessibilidade.

Todos esse meios de acesso precisam ser projetados e inseridos em locais estratégicos para a entrada e saída das pessoas com mobilidade reduzida. Com isso, as rampas precisam ter as larguras e inclinações que promovam um transporte mais suave, mas que ao mesmo tempo seja segura e não o faça cair.

A plataforma de acessibilidade residencial pode ser instalada em ambientes internos e externos e se faz necessária quando a casa é composta por mais de um andar.

Assim além da rampa, há o uso da plataforma que promove a locomoção com:

  • Agilidade;
  • Praticidade;
  • Conforto;
  • Segurança.

Assim, as pessoas cadeirantes ou com pouca mobilidade tem uma opção mais automatizada para realizar o processo de subir e descer, sendo mais rápida.

Conhecida também como elevador residencial para cadeirante, essa máquina é mais parecida com uma plataforma, pois ela é vazada e composta por algumas grades de segurança, semelhante aos modelos que são disponíveis em estabelecimentos comerciais e acadêmicos.

Por ser um aparelho automático que executa o transporte de pessoas e que pode oferecer riscos à saúde quando possui falhas, ele deve ser produzido da forma correta e seguindo as normas e padrões de segurança estabelecidos.

Além disso, a plataforma residencial para cadeirante deve passar por testes antes de sua disponibilidade no mercado, garantindo ainda mais a qualidade do produto.

Uma dúvida recorrente é se a instalação de elevadores já não é o suficiente. Mas é preciso dizer que para ser uma opção é preciso que ele seja um modelo espaçoso, pois o grande diferencial das plataformas é que suas dimensões são projetadas para que o espaço comporte com conforto e facilidade a cadeira.

Alguns elevadores são mais estreitos e, com isso, a lei de acessibilidade não é cumprida a rigor, uma vez que ela diz que é necessário que seja seguro e fácil de acessar. Nesse sentido, um modelo pequeno ou estreito tem um acesso mais trabalhoso.

Um bom exemplo de elevador acessível é o elevador panorâmico, isso porque para proporcionar uma vista maior e melhor, além dele ser revestido por estruturas transparentes eles precisam ser mais espaçosos. Desse modo, é possível aliar beleza, otimização e acessibilidade.

As residencias, principalmente casas com mais de um andar, podem adaptar essa ideia e fazer a construção do elevador na parte externa, com uma visão panorâmica.

Assim, ao realizar o processo de subir e descer, as pessoas podem aproveitar a vista, mas antes de realizar a construção é necessário verificar apenas se o elevador panoramico externo será utilizado por pessoas que não possuam medo de alturas.

Manutenção de elevadores e plataformas

As adaptações necessárias realizadas na casa para promover mais liberdade e conforto, bem como alguns outros processos realizados nas obras, precisam ser feitas de formas pontuais e com manutenções periódicas, de modo que os aparelhos continuem funcionando da maneira correta sem comprometer a segurança de seus usuários.

A manutenção de elevadores preços demanda conhecimentos técnicos para compreender os processo de instalações e verificar se as peças e seus sistemas estão operando em conformidade.

Por isso, o trabalho precisa ser feito por profissionais especializados e, de preferencia, que façam parte da empresa fornecedora do produto, pois dessa forma eles já estão familiarizados com os processos e etapas da manutenção, principalmente quais são os principais pontos e peças operacionais.

Realizando o serviço periodicamente o direito de ir e vir está sendo respeitado, bem como a garantia de liberdade e independência de todos os moradores!