Produtos escolhidos para o acabamento de uma construção

A etapa de acabamento de uma construção pode contar com materiais muito distintos, que se divergem principalmente de acordo com a obra em questão.

Um exemplo de produto muito usado neste contexto, corresponde aos andaimes, que itens indispensáveis para a realização segura de trabalhos em altura.

Há diferentes tipos de andaimes que podem ser aplicados para a fase de acabamento, tais como facheiro, suspenso e industrial.

Por mais que o fachadeiro seja ideal para a construção de fachadas, esse tipo de andaime também é amplamente aplicado para a reforma destes locais.

Basicamente, é constituído por quadros verticais e horizontais, além e placas de base, tela e travessas diagonais.

Já o suspenso, também recebe o nome de balancim e é dividido em passante ou manual e balancim elétrico.

Ambos são utilizados em diversas finalidades no setor de construção e são sustentados por meio de cabos de aço.

No caso do elétrico, sua movimentação vertical ocorre por meio de 2 ou 3 guinchos motorizados, já o manual, acontece através de manivelas que são acionadas pelo operador.

No caso do industrial, corresponde a basicamente uma torre com forma quadrada e estruturas tubulares compostas por aço.

É um tipo considerado muito versátil, pois além da possibilidade de uso na fachada, também pode ser empregado no interior da construção.

Entre as atividades atendidas por esse tipo de andaime, é possível citar:

  • Acabamento;
  • Manutenção;
  • Pintura;
  • Alvenaria;
  • Revestimento.

É importante citar que há normas referentes ao uso desses elemento na construção, como a NR 18, que determina que por mais que os andaimes possam ser montados na área da obra.

É preciso que sejam dimensionados por meio de profissionais formalmente capacitados.

Características do forro de PVC

A instalação forro PVC é muito visada como acabamento, principalmente devido ao apelo estético que esse tipo de item proporciona.

Basicamente, o forro de pvc é composto por lâminas ou perfis de policloreto de vinila não plastificado e devido ao acabamento padronizado, conta com uma estrutura impermeável.

Outras características desta aplicação são:

  • Estrutura rígida;
  • Resistência a danos externos;
  • Versatilidade;
  • Resistência a fissuras;
  • Coloração uniforme.

Ainda mais, quando se trata do encaixe e instalação em uma superfície de revestimento de sistemas elétricos ou no teto, comumente são usados pendurados compostos por aço galvanizado ou PVC.

O forro também pode ser usado em ambientes úmidos, como saunas e banhos, justamente pela fácil lavagem e resistência a umidade que apresenta.

O desempenho do forro pode ser avaliado conforme diferentes critérios, como a presença de uma barreira contra danos químicos originados por atmosferas ácidas ou materiais de construção.

Índice de propagação de chamas, resistência a materiais de limpeza, entre outras possibilidades de avaliação.

É ideal recorrer a um profissional capacitado para esse tipo de instalação, que normalmente envolve ferramentas como mangueira de nível, furadeira, chave de fenda, parafusos, rebites, entre outras.

Há diferentes formas de instalação, sendo uma das principais realizadas por meio de encaixe macho-fêmea.

Outro tipo de forro comumente aplicado consiste no gesso acartonado, que também chamado de drywall, trata-se de um tipo que apresenta grande praticidade e versatilidade.

Essa alternativa consistem em placas de gesso, que podem variar de dimensão de acordo com cada projeto.

O que serve de sustento para as placas são perfis estruturais, que podem ser tanto de aço, quanto de madeira.

Estes forros são amplamente aplicados em paredes, sendo que a medida de 48 mm é indicada para paredes estreitas, a de 90 mm para quando há algum material isolante e de 70 mm para paredes comuns.

Principais tipos de brocas

Para o acabamento e montagem, muitas vezes um jogo de brocas é requisitado, pois além da furadeira, esse item também deve ser escolhido corretamente.

É importante saber que para cada tipo de material há modelos de brocas mais indicados, que asseguram assim um processo mais satisfatório.

Os modelos variam principalmente de acordo com os encaixes, aplicações, pontas e materiais.

No caso das brocas para concreto, são fabricadas em aço com forma helicoidal que tem como principal funcionalidade a extração do pó do interior do orifício.

Esse mesmo tipo de formato pode ser notado nas brocas para metal. No entanto, apresentam afiação e angulação ideais para atender esse tipo de material.

Além disso, para evitar corretamente o corte em metais, é fundamental que exista cautela com a velocidade de perfuração e com a de rotação.

As brocas para madeira também são helicoidais, porém, apresentam três pontas que são constituídas de aço carbono.

Diante a uma grande diversidade de itens usados, é importante citar que o acabamento é uma das principais fases de uma construção.

Sendo também uma etapa decisiva, pois aplicações inadequadas podem gerar grandes prejuízos e ainda mais, é a etapa onde os profissionais podem conferir a qualidade da estrutura e efetuar algum reparo caso necessário.