imóveis

A relevância de elementos de segurança e proteção nos imóveis

Os trabalhos de construção e reforma de imóveis são atividades que necessitam de profissionais das áreas de engenharia e arquitetura para a elaboração de projetos, execução de todas as etapas e acabamento.

As construtoras são as empresas especializadas neste tipo de serviço, já que possuem uma equipe de colaboradores bem preparados e os insumos adequados para apresentar um bom resultado. Para as obras acontecerem as pessoas precisam de um terreno com um espaço considerável para a construção dos imóveis.

Outro passo importante é buscar boas referências e informações sobre as melhores construtoras no segmento de engenharia civil, pois escolher uma empresa com experiência de mercado é uma forma de ter um bom imóvel.

Após a definição da empreiteira que será responsável pela obra, os profissionais arquitetos e engenheiros começam a elaborar a planta arquitetônica e o plano de obra.

Na planta da edificação, ou seja, no esboço os profissionais junto do cliente decidem alguns detalhes importantes como número de cômodos que a residência terá, andares, posicionamento das escadas, materiais que serão utilizados, entre outras questões que sejam necessárias para realizar um bom trabalho.

Isto posto, é fundamental elaborar o planejamento de obra, documento que garante a organização de todas as atividades, proporciona otimização de tempo e agilidade para o trabalho, proporcionando a entrega do imóvel dentro do prazo estabelecido.

No plano são colocados os cálculos e orçamentos, estudo de viabilidade da obra, criação do cronograma físico-financeiro, documentos para regularização da obra, acompanhamento das atividades, ajuste de prazos (caso necessário), acabamentos e licenciamento da edificação.

Com organização de todas as questões mais burocráticas, os profissionais junto dos ajudantes de obra podem ir para o terreno e iniciar a parte prática do trabalho.

As etapas que são executadas para a construção de um imóvel se resume em:

  • Serviços preliminares;
  • Infraestrutura com a criação das fundações e lajes;
  • Vedação (pilares e paredes);
  • Cobertura (telhado);
  • Revestimentos;
  • Posicionamento das esquadrias;
  • Instalações elétricas;
  • Instalações hidrossanitárias;
  • Pintura interna e externa.

A importância das escadas nos imóveis

As escadas são estruturas relevantes para a arquitetura da edificação, pois são utilizadas para as pessoas acessarem os andares e cômodos.

Um elemento muito importante para a segurança é o corrimão, um tipo de trilho que é projetado para que as pessoas possam agarrá-lo e se sentirem protegidas ao subir e descer das escadas.

O corrimão em alumínio é um material que ajuda a evitar acidentes e outras situações perigosas ao se locomover nas escadas.

Dentre os pontos positivos de utilizar este item estrutural composto em alumínio está o fato de pode ser instalado em ambientes internos e externos, resistência à corrosão, maleável, leveza, durabilidade, entre outros pontos positivos.

Equipamentos e sistemas que ajudam na proteção dos moradores

Realizar alguns investimentos em equipamentos que podem proteger as pessoas contra incêndios são muito importantes para evitar acidentes. Uma central de alarme de incendio, por exemplo, é um aparelho que recebe sinais emitidos pelos detectores de fumaça.

Ao receber estes alertas, aciona sirenes e sons de alerta que sinalizam a necessidade de evacuação do local.

Utilizar um equipamento que ajuda a prevenir incêndios são formas de proteger as pessoas e impedir danos ao patrimônio. Deste modo, pesquisar o custo de uma central de alarme e os modelos disponíveis são formas de cuidar do seu imóvel.

Outro recurso muito eficiente são os sensores de fumaça que conseguem realizar uma vigilância constante no local. O funcionamento deste equipamento é simples, atuando por um feixe de luz e um sensor.

Quando a luz é interrompida, a fumaça é detectada e o sensor é acionado para avisar que há algum perigo na edificação. A instalação do detector é simples e rápida, fator que facilita o uso.

Uma maneira de ter segurança no imóvel é investindo nos trabalhos de uma empresa de segurança eletrônica.

O objetivo desta prestadora de serviços se resume na instalação e manutenção periódica de sistemas eletrônicos de segurança, ou seja, aparelhos como câmeras, fechaduras eletrônicas, entre outros recursos.

Cuidados com a área externa do imóvel

As pinturas externas são formas de criar um design personalizado e único na edificação. Há muitos produtos que podem ser utilizados para pintas as paredes e a fachada de modo simples e prático.

Escolher tintas com boa durabilidade é muito importante, pois a área externa fica exposta a diversas variações climáticas.

As fachadas que já possuem uma pintura, o proprietário pode investir em uma limpeza de fachada para conseguir recuperar o aspecto estético agradável do local.

Portanto, contratar mão de obra especializada e investir em equipamentos que ajudam a proteger o imóvel é o caminho para viver bem, com felicidade e segurança.