A importância da manutenção preventiva de ar condicionado

O condicionamento de ar, mesmo sem o equipamento de ar condicionado, é uma proeza praticada pela humanidade em todas as antigas civilizações conhecidas, desde a Roma Antiga, passando pela dinastia Tang chinesa e a Pérsia medieval.

Para que essa demanda fosse alcançada, era utilizada uma gama de diferentes mecanismos, para que o clima se mantivesse fresco e ventilado em determinado espaço.

Utilizando aquedutos, passagem de água pelo interior das paredes, grandes ventiladores manuais, cisternas, torres de vento chamadas de badgirs, etc.

Na contemporaneidade, com o avanço da tecnologia, o processo de condicionamento do ar em ambientes fechados, é feito principalmente pelo aparelho de ar condicionado.

A importância do uso do ar condicionado

No Brasil, seu uso é feito principalmente para manter um ambiente fresco e agradável em épocas de calor, por ser um país tropical, que atinge temperaturas bastante elevadas.

As funções do ar condicionado, vão além da manutenção do frescor em um espaço, podendo vir com mecanismos de controle de umidificação, filtragem, movimentação, pressurização.

E, até mesmo, o aquecimento do ar. Desempenho que acaba sendo útil, para quem mora no sul do país e enfrenta meses de frio intenso.

Para evitar o acúmulo de sujeira e mau cheiro no ar, é utilizado o filtro para ar condicionado. Pesquisas já apontaram que, em ambientes com menos de 22ºC e mais de 26ºC, o rendimento dos trabalhadores diminui consideravelmente.

Assim sendo, seu principal objetivo no uso doméstico, em lojas, escritórios e até, meios de transporte, é simplesmente garantir o conforto das pessoas e sua produtividade, evitando complicações causadas pelo calor intenso.

Quais modelos utilizar?

O preço ar condicionado pode variar, devido à existência de diversos modelos diferentes que se adequam às necessidades do local.

Existem os que são alocados em buracos na parede, chamados de janela, ideais para pequenos espaços, por exemplo. Há os chamados “Split”, que não necessitam de buracos, pois podem ser instalados na parede.

Em uma mistura do modelo janela com o “Split”, nasce o “Window Split”, que também é colocado na parede.

O “Multi Split”, por sua vez, é marcado pela capacidade elevada de refrigeração, através das duas evaporadoras e uma compensadora.

Um modelo em crescimento é o portátil, pela particularidade de mobilidade, cabendo em qualquer local, mas funcionando melhor em ambientes pequenos.

Para instalações no teto e também em espaços limitados, o recomendável é o modelo “Split Cassete”. Para ambientes médios e grandes, o “Split Piso-Teto” pode ser uma boa opção.

Assim como o “duto”, de potência refrigeradora para grandes ambientes. O que são os filtros de ar, como e por que fazer a manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado?

Mantenha a qualidade do equipamento

Em muitas áreas da indústria, é necessária a utilização de ar comprimido puro e diversos tipos de gases, como o setor plástico, automobilístico e têxtil.

O problema é que o ar comprimido tende a acumular elementos nocivos, provocando o mau funcionamento no processo de produção.

Água, substâncias sólidas, bactérias, vírus, mau cheiro e sujeiras, em geral, surgem no processamento do ar comprimido, tornando necessária a filtragem do ar. Essa purificação pode ser feita pelos filtros coalescentes.

O filtro coalescente, geralmente, acompanha elementos absorventes para limpeza posterior, como os carvões ativados ou filtrantes, como as membranas de teflon. Que permitem a eliminação de bactérias.

O filtro coalescente ar comprimido preço, pode ir de R$ 300,00 e chegar a, até mesmo, R$ 1.500,00 reais, o que confere diferentes opções.

No entanto, é importante não deixar para remediar os problemas, apenas quando eles aparecerem. A manutenção preventiva, é o ideal para economizar dinheiro.

E não ter dor de cabeça com a falha do sistema de ar condicionado, quando mais se precisa dele.

Além da compra e troca frequente de filtro para climatizador e ar condicionado, as seguintes medidas podem ser tomadas contra o surgimento de complicações:

  • Limpar regularmente o gabinete da unidade interna, com um pano seco;
  • Limpar mensalmente a mangueira e a bandeja do sistema de drenagem;
  • Apertar os cabos elétricos a cada seis meses;
  • Sempre garantir que as pilhas do controle ar condicionado remoto estejam funcionando;
  • Verificar a cada seis meses, se o sensor de temperatura está funcionando normalmente.
  • Verificar a cada seis meses os capacitores;
  • Reapertar, uma vez ao ano, a hélice e o motor do conjunto de ventilação;
  • Verificar regularmente, se há vazamento ou baixo rendimento que impliquem na necessidade de troca do fluido;
  • Verificar uma vez ao ano o isolamento da tubulação entre as unidades.