automação

A automação residencial e suas características

Hoje os projetos arquitetônicos evoluíram muito e tem com princípio a agregação de muitos componentes da tecnologia para que as atividades cotidianas sejam mais fáceis, mais otimizadas e econômicas.

Um desses componentes existentes está o uso de energia solar para geladeira e chuveiro que ajudam na diminuição do gasto com energia elétrica.

Outro aspecto que vem sendo incorporado nas residências é a chamada domótica ou em uma linguagem mais popular, automações residenciais.

Essas automações consistem no uso de componentes eletrônicos que permitem o acesso a diversas regiões da casa de forma automática e remota.

Assim, é possível realizar muitas atividades com o uso da automação residencial como:

  • Apagar e acender as luzes de forma remota;
  • Abrir as janelas automaticamente;
  • Controle de ar-condicionado por celular;
  • Controle de cortinas e persianas.

Tudo depende da sua necessidade, e o mais incrível de tudo é que a automação aplicada nas residências pode ser controlada pelo celular e até mesmo pelo computador.

De modo que, quando você estiver a caminho de casa em um dia quente, pode ligar o ar-condicionado remotamente para que vá condicionado a casa para que fique fria.

Assim, neste artigo abordaremos com mais detalhes sobre a automação residencial pelo celular e outros aspectos importantes para quem deseja investir nesse tipo de sistema.

O que é a automação residencial?

A automação residencial é conhecida também por outras denominações como “casas inteligentes”, “casas conectadas” e pelo nome mais técnico de “domótica”.

O termo domótica é uma palavra que junta “domus” do latim que significa “casa”, com o termo “robótica” que está se referindo a tudo o que é automatizado. Deste modo, a domótica é a casa robótica ou a casa automatizada.

De maneira geral, compreendemos a automação em residências a conexão e o controle da sua casa (como janelas com cortina prega franzida, portas e outros) e dos aparelhos eletrônicos, por meio de um celular, um computador ou um painel.

Assim, é impossível atrelarmos a domótica sem falarmos de integração dos aparelhos por meio de comandos controlados por um controle remoto, seja este qual for.

O objetivo desse sistema é o uso da casa de forma mais simples e eficiente, ajudando a trazer comodidade, segurança e economia.

Tudo o que possui algum tipo de acionamento eletrônico pode vir a ser automatizado dentro do plano de domótica.

Os mais comuns a serem empregados são as cortinas, os interfones, os aquecedores, sistemas de luz e som, portões de acesso e portas, sensores de presença e até mesmo o alimentador de pets.

Como é um sistema elétrico recomenda-se que sua casa esteja preparada tecnicamente. Caso não, é necessário a elaboração de um projeto eletrico para que o sistema não entre em curto e não cause problemas, prejudicando então o processo de automação.

Hoje existem muitos aparelhos de automação conhecidos como plug and play que significa, plugar e funcionar e que apenas liga o aparelho e ele funciona.

Um deles é uma assistente virtual que conectada a internet “conversa” com você e pode colocar a música que você pede, ler a sua agenda do dia, e assim por diante.

No tópico abaixo falaremos sobre o que deve ser levado em consideração na hora de optar por um sistema de automação residencial.

Dicas importantes para o sistema de automação

Para que um bom sistema de automação residencial seja instalado em sua casa é necessário prestar atenção em alguns aspectos.

O primeiro deles é consultar um especialista em automações. Esse profissional indicará os melhores sistemas, os melhores produtos e fará um projeto de automação.

Além disso, ele fará a instalação de forma correta e atendendo aos protocolos de segurança ajudando na eficiência de todo o processo. Segundo ponto é a exigência de garantia tanto por parte dos equipamentos como por parte dos que fazem a instalação do sistema.

Lembre-se, assim como o isolamento acústico garante que o som não escape do local, a garantia permite que o funcionamento seja adequado.

O profissional precisas passar todas as informações como qual a infraestrutura básica, especificação dos equipamentos, instalação e programação final.

Deste modo entendemos que a automação residencial é um importante aliado para quem busca trazer qualidade, conforto e simplicidade no cotidiano da casa, e para que o sistema funcione bem é preciso profissionais de qualidade e planejamento.