Entenda como funcionam alguns sistemas de segurança prediais

A segurança e a estabilidade de uma edificação são as duas principais preocupações da equipe responsável pela construção. Estes fatores, entretanto, continuam sendo importantes mesmo após a sua conclusão, pois há diversos elementos de risco que podem prejudicá-la, fazendo com que a vida e a integridade das pessoas que por ela circulam fiquem em risco.

A boa notícia é que há uma série de equipamentos que podem ser instalados para reduzir os riscos de tais incidentes. Sua instalação, porém, deve ser planejada e feita com alguns cuidados, de modo a assegurar sua eficácia.

Confira algumas dicas a respeito disso a seguir:

SPDA

Um projeto de spda (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) não é obrigatório em todos os edifícios. Sua elaboração costuma ser compulsória quando o imóvel é mundo alto, e consequentemente, tende a atrair mais raios, em comparação aos de poucos pavimentos.

Este aparato é formado por três peças básicas: um captor tipo franklin, um captor de avanço e uma gaiola de faraday. Juntos, eles são capazes não apenas de neutralizar o efeito da descarga elétrica sobre a edificação, como também, antecipar-se a elas, fazendo com que sua eficácia seja ainda maior.

Apesar de o mecanismo de funcionamento de todos os tipos de SPDA ser semelhante, é preciso decidir qual deles será instalado, de preferência junto a um profissional especializado.

O pára-raios de Franklin é o mais usado, pois tem uma eficiência de 90%. Conectado a um conjunto de cabos, ele faz com que a energia elétrica da descarga seja dissipada por meio do aterramento, de modo que não atinja o edifício.

O modelo de Melsens, da mesma maneira que o de Franklin, também é muito popular. Entretanto, ele dissipa a eletricidade de uma maneira diferente: ele é envolvido por uma gaiola metálica, e também inclui uma série de fios feitos do mesmo material.

Por fim, existe a opção do modelo radioativo, que, como o próprio nome diz, contém materiais que emitem radiação. Este tipo, porém, não está disponível no Brasil. Sua comercialização foi suspensa pela Comissão de Energia Nuclear (CNEN) no ano de 1989.

Além de optar por um modelo adequado e eficiente, é fundamental que a instalação do pára-raios seja feita em conformidade com as normas vigentes.

Isso, por sua vez, é comprovado por meio do laudo spda, documento emitido após a vistoria de um engenheiro no local. Caso haja algum problema na estrutura, ele não emitirá o laudo, mas orientará os proprietários da construção a respeito das irregularidades, de modo que sejam corrigidas.

Vale ressaltar que o procedimento deve ser realizado por um profissional que entenda do assunto, pois a responsabilidade do laudo spda estrutural recai sobre ele, bem como problemas e erros na emissão do documento.

Sistema contra incêndios

Além de descargas elétricas, há outro risco importante em edifícios, que jamais deve ser ignorado: os incêndios. Sejam eles causados por eletricidade, líquidos inflamáveis ou acidentes com fósforos ou cigarros, seu potencial para causar danos é sempre muito alto.

Por conta disso, exige-se que toda e qualquer edificação conte com alguns itens par preveni-los e combatê-los, tais como:

  • Sistema de sprinklers;
  • Extintores de incêndio;
  • Sinalização de emergência;
  • Uma brigada de incêndio treinada.

Normalmente, quem indica a necessidade ou não de determinado equipamento é o Corpo de Bombeiros local. Apesar disso, alguns deles são notadamente reconhecidos por sua eficiência em barrar a expansão das chamas, até que profissionais qualificados para combatê-las cheguem ao local.

Por exemplo: ao pesquisar sobre sprinklers o que é, as pessoas se deparam com um aparato que libera água automaticamente em caso de fogo, graças ao detector de fumaça embutido dentro dele.

Assim, ele é interessante para todos os tipos de locais, mas especialmente aqueles com alto riscos de incêndios de grandes proporções.

Segurança perimetral

A crise de criminalidade urbana pela qual passa o Brasil faz com que seja preciso investir cada vez mais na segurança de edifícios, sejam eles residenciais ou comerciais. Normalmente, barreiras físicas e equipamentos eletrônicos são utilizados em conjunto.

Alguns deles são:

  • Cerca elétrica;
  • Concertina;
  • Alarmes;
  • Detectores de presença.

Para que o projeto seja tão eficiente quanto possível, é interessante contar com um consultor de segurança qualificado. Como o próprio nome diz, esse profissional conta com todos os conhecimentos e técnicas necessários para dificultar invasões no local, e consequentemente, dissuadir ladrões.