estrutura

Materiais modernos promovem imóveis com melhor estrutura

A construção civil oferece diferentes modelos de estrutura imobiliária, com elementos diferenciados para atender as finalidades de cada projeto desenvolvido.

A engenharia e arquitetura moderna empregam a sustentabilidade como um dos motes para melhor aproveitamento de material e agilidade da mão de obra.

Dessa forma, é possível encontrar diversos empreendimentos imobiliários que são destinados ao uso exclusivo para o segmento residencial, estabelecimento comercial, produção industrial ou estrutura rural.

Visando atender a demanda nos mais diversos setores, as construtoras e incorporadoras tendem empreender modelos de construção que possam englobar qualidade e eficiência, proporcionando conforto e segurança para os usuários.

Ocupação de terreno requer estudos e pesquisas

Os municípios passam por transformações constantes ao longo dos anos. O desenvolvimento urbano alcança cada vez mais as áreas territoriais antes inexploradas e à disposição de empreendedores e que buscam atender as necessidades de habitação populacional.

O plano de desenvolvimento urbano proporcionado pelo poder público, em conjunto com organizações não governamentais, representantes da sociedade civil e empresas privadas é discutido abertamente, visualizando diferentes cenários.

Com uma preocupação crescente quanto à sustentabilidade e proteção à natureza, respeitando a legislação ambiental vigente, muitos projetos são estabelecidos para ocupar espaços específicos.

Isso significa que o plano de ação passa por uma consultoria ambiental, entre outros trâmites, para que a ocupação do solo seja apropriada.

Diversos aspectos são levados em consideração, entre eles:

  • Impactos na fauna e na flora;
  • Valorização imobiliária;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Reflexo na economia local.

As empresas que cuidam da consultoria identificam todos os pontos importantes, preparando um documento repleto de dados que servem como base para as possibilidades de ocupação territorial sem que o meio ambiente seja completamente devastado.

Nesse momento são apresentados os projetos imobiliários e as possibilidades de instalação de conjuntos habitacionais, condomínios industriais e centros comerciais, conforme o planejamento urbano adotado pelo município.

Até mesmo os materiais de construção, máquinas, equipamentos, ferramentas e profissionais que atuarão nos empreendimentos imobiliários.

O uso de concreto leve em algumas estruturas é comum, promovendo a consciência ambiental no escopo de projetos únicos e necessários.

Esse tipo de material é muito utilizado em construções modernas, pois ele tem o custo reduzido tanto no transporte quanto no momento da montagem.

Sua constituição leve gera economia quanto à presença do ferro e aço, além de ser muito mais fácil de manusear em relação ao concreto comum.

Materiais leves invadem os canteiros de obras

A sustentabilidade está presente na arquitetura e engenharia moderna. A possibilidade de reduzir o uso de recursos naturais e empregar mais agilidade no desenvolvimento das obras tem justificado a presença de materiais leves e em muitos casos, recicláveis, nos canteiros de obras.

A presença de bloco celular nos empreendimentos imobiliários tem crescido exponencialmente, principalmente, por suas características peculiares que envolvem peso menor aos blocos de concreto, maior isolamento térmico, proporcionando ambientes internos melhor climatizados e resistência mecânica adequada, mesmo para vedações específicas.

Até mesmo lajes nervuradas recebem esse tipo de material, proporcionando mais agilidade na construção das obras e diminuição na contratação de mão de obra ou máquinas para elevação de materiais da construção.

Também denominado como blocos sical, esse elemento é constituído de materiais granulados com características finas, como calcários e ricos em sílica.

A expansão ocorre a partir do processo industrial e a adição de aditivos e pó de alumínio, o que reduz a densidade do material.

Instalação elétrica facilitada diminui tempo

A agilidade empregada na construção depende das ferramentas utilizadas, do conhecimento técnicos dos profissionais e do uso de materiais adequados.

A instalação de CX de passagem eletrica por entre as paredes facilita o trabalho dos eletricistas, além de garantir mais segurança e facilidade para a manutenção.

Os projetos imobiliários devem prever todos os pontos de eletricidade, visando a presença de iluminação de lâmpadas, tomadas e interruptores em todos os cômodos de um imóvel. Isso permite que os profissionais de elétricas instalem os equipamentos de forma adequada.

A partir do quadro de distribuição é possível detectar os espaços para passagem de fios e cabos, até chegar a uma caixa de passagem elétrica para dar continuidade em diferentes cômodos, inclusive na área externa.

O desenvolvimento de pesquisas e estudos relacionados à engenharia e arquitetura moderna têm proporcionado a oportunidade de emprego de novos materiais na construção civil.

A agilidade nos processos utilizados nas obras, com a presença de profissionais capacitados e conhecimento técnico apurado, tem disponibilizado à população empreendimentos com melhor custo e localização, além da própria estrutura maximizada.