obras

O papel dos serviços específicos para um terreno

As empresas de obras civis possuem um papel relevante no desenvolvimento e expansão das cidades, por meio da criação de imóveis. Estas edificações podem ter diversas finalidades para ajudar as pessoas diariamente com questões pessoais e de trabalho.

Os planejamentos e projetos de obras são elaborados pelas companhias, conforme a demanda dos clientes.

Os profissionais da área de construção civil que possuem experiência e conhecimento necessário pode atuar na criação do projeto arquitetônico que possui a quantidade de cômodos que a edificação terá, esboços, planejamento da obra e os desenhos.

Etapas relevantes que agregam qualidade nas obras

Dedicar tempo para organizar algumas questões importantes são formas de impedir que problemas atrapalhem o desenvolvimento das atividades, além de economizar tempo.

O planejamento é um documento que as construtoras elaboram para definir a quantidade de ajudantes, lista de materiais, orçamentos, entre outros detalhes.

A elaboração dos cálculos é um essencial para a empresa responsável saber o percentual de lucro, fator que permite saber se o projeto é interessante ou não.

Uma análise do terreno e estudo de viabilidade são métodos que ajudam os responsáveis pela obra a compreender as particularidades e condições do local. Quanto mais informações, melhores serão os resultados com uma execução de tarefas com segurança e agilidade.

Há um procedimento que pode ser feito na fase inicial da construção. O levantamento planialtimétrico é um tipo de serviço topográfico que tem como objetivo mostrar o maior número de dados sobre a superfície com os ângulos, medidas e níveis do terreno.

Os engenheiros, geógrafos e profissionais da topografia usam alguns equipamentos como:

  • Nível eletrônico para medições;
  • Estação total;
  • Teodolito;
  • Mira;
  • GNSS (Global Navigation Satelite System);
  • Estaca;
  • Baliza topográfica;
  • Nível topográfico.

As vantagens deste serviço se resume em obter coordenadas, descrição das alturas elevações, permite o uso de vários instrumentos topográficos, conhecimento da superfície, facilita e otimiza tempo no processo de criação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e mostra diferentes níveis de inclinação.

Este procedimento ajuda no desenvolvimento de todas as atividades da construção até o momento de finalizar o trabalho.

Uma ortofoto digital é um tipo de fotografia aérea livre de distorções, permitindo fazer uma medição de distâncias e objetos que podem ser identificados nela, conforme a posição geográfica. Trata-se de outro recurso que pode ser utilizado para entender as especificidades do local.

O principal benefício da ortofoto é a quantidade de informações que permitem uma interpretação rápida comparada a cartografia topográfica.

Organização e execução das tarefas

Após a realização destes procedimentos, os responsáveis pelo projeto podem levar todos os materiais e máquinas para o canteiro de obras e assim iniciar as atividades de construir.

O processo de criação das fundações e lajes são essenciais para manter a edificação em pé, evitando problemas de desmoronamento. Depois as parte de vedação com as paredes são elaboradas, dando forma aos cômodos do imóvel com segurança e qualidade.

A cobertura com a criação do telhado, investir em uma peça específica pode render muitos ganhos positivos. A treliça metalica é um elemento que ajuda no suporte e estrutura na construção civil.

Com a composição em aço permite a absorção de peso, esforço e impacto de flexão construções pré-moldadas, sendo uma base para evitar o rompimento.

As aplicações para treliça podem ser em mezaninos, telhados, pontes, pré-lajes e vigotas. Produtividade, leveza e praticidade são os principais benefícios em utilizar as treliças metálicas.

Pesquisar o custo em empresas especializadas na fabricação de aço e ferro é uma forma de conseguir um preço acessível e assim utilizar esta peça na obra.

Os outros processos que complementam a lista de atividades de obra são colocação de pisos e revestimentos, esquadrias, instalação elétrica e da parte hidrossanitária, pintura na parte interna e externa.

Nas construções residenciais o uso de um gradil de ferro fundido para a criação do portão do imóvel, decoração da varanda.

Este tipo de ferro é considerado um material nobre e suas características como:

  • Durabilidade;
  • Ductilidade;
  • Inércia química;
  • Estabilidade;
  • Resistência mecânica.

Estes são pontos positivos que fazem o gradil de ferro serem usados para a fabricação de arabescos, portões, grade para janela, entre outras estruturas que necessitam de um material de qualidade.

Uma ferramenta utilizada com frequência para cortes de forma pontual é o estilete olfa l2, que tem preço accessível, pode ser facilmente encontrado e possui um sistema de travamento da lâmina que pode ser acionado para agilizar o controle de profundidade de corte.

Sendo assim, os serviços de análise do terreno é o modo de trabalhar com segurança e eficiência, tendo um desempenho de sucesso com a entrega do imóvel no prazo estabelecido.