Decoração

Decoração de quartos: entenda suas características

Nós sabemos que a construção civil tem muitos setores, e um dos setores mais disputados e queridos é o da decoração de interiores.

Afinal, é o serviço dos profissionais decoradores que tornam o ambiente funcional, isto é, pronto para o uso máximo do espaço e com segurança.

Assim, da escolha do corrimão de parede para as escadas, até os quadros, tudo é pensado para tornar os ambientes mais aconchegantes, bonitos e inteligentes.

Um dos cômodos que vem chamando a atenção dos decoradores são os quartos, afinal, este espaço que tanto usamos para descansar tem passado por uma grande mudança.

Agora, devido as novas exigências do mundo, muitas pessoas usam o quarto para também trabalhar além de:

  • Descansar;
  • Se entreter;
  • Dormir;
  • Passar um tempo a sós.

Para isto, é necessário que o espaço seja bem aproveitado e use elementos que o tornem mais confortável, como o controle da luminosidade externa com a cortina romana quarto.

Neste artigo abordaremos sobre componentes que estão presentes na decoração dos quartos, tornando-os mais funcionais e bonitos.

Dicas de decoração para um quarto funcional e bonito

O quarto é um espaço muito importante dentro do quarto, afinal, é onde as pessoas descansam, dormem e em alguns casos possam trabalhar, principalmente, em home office.

Para que isto seja possível é necessário o uso de diversos elementos decorativos, como a sanca de gesso que traz beleza e elegância, além de objetos decorativos, tornando o quarto funcional.

Abaixo falaremos mais sobre esses componentes.

1. Use mesas laterais e cômodas

Uma das partes mais importantes em um quarto são as mobílias. A mobília que permite que o ambiente fique mais completo, estiloso e muito funcional. Duas mobílias importantes para que o quarto seja funcional são os mesas laterais e cômodas.

Essas duas mobílias servem de apoio e para guardar objetos como:

  • Luminaria de mesa;
  • Livros;
  • Telefones;
  • Acessórios.

Essas mobílias também ajudam muito na organização do espaço por conter gavetas, principalmente, as cômodas, fazendo com que os ambientes sejam bem aproveitados e o quarto fique muito funcional.

2. Cabeceira de cama

As cabeceiras de cama dão um ar muito especial na decoração, principalmente, porque podem ser encontrados de muitos tipos de materiais como madeira, tecidos, e podendo ser usados também sistema de iluminação de LED tornando o ambiente agradável.

A iluminação pode ser colocada nas sancas, com fita de LED para sanca. Essas fitas dão um ar totalmente sofisticado e bonito.

3. Poltronas e pufes

As poltronas são elementos confortáveis e que podem ser usados para tornar o quarto muito bonito e também altamente funcional. Eles podem ser usados para ser um espaço de leitura, descanso e em alguns casos até receber visitas.

Caso seu quarto não caiba poltronas você pode optar pelo uso dos pufes que são menores, porém, muito confortável. Caso o pufe não funcione é possível também usar tapetes confortáveis e almofadas no chão, dando funcionalidade ao espaço.

Assim, todos os conjuntos da mesa de cabeceira, poltronas e pufes tornam o quarto confortável, bonito, agradável e estiloso.

Outros elementos para tornar o quarto funcional

Existem muitos outros elementos que podem ser usados tornando o espaço mais confortável e bonito. Veremos abaixo alguns desses componentes.

1. Mesas multiuso

As mesas multiuso são importantes tanto para quem estuda, como para quem trabalha dentro do quarto. E eles podem ser usados tanto em espaços pequenos como maiores.

Para que sua demanda seja atendida é importante que se conheça o espaço e escolha profissionais que façam móveis sob demanda, tornando-o muito eficiente.

2. Nichos e prateleiras

Os nichos, prateleiras e estantes são importantes para quem quer ter um ambiente prático e funcional. Isso porque ajudam tanto na armazenagem de materiais, exposição de objetos, aliando organização e muita beleza.

3. Espelhos

Os espelhos são obrigatórios em qualquer quarto, e dão uma maior sensação de amplitude e aumentando a luminosidade do espaço. Esses itens também podem ser peças decorativas com molduras e formatos bem diferentes.

Por fim, os quartos podem ser complementados por elementos decorativos como quadros e porta-retratos. isto tudo traz personalidade, cor e muita elegância para o ambiente.

Lembre-se, para a composição de um quarto é necessário sempre unir os seus gostos pessoais, criatividade e funcionalidade, só assim, suas demandas serão atendidas de forma plena, sendo altamente funcional.