Automação e segurança: da construção aos escritórios e casas

As indústrias da construção civil, em geral, necessitam de máquinas e equipamentos para execução de trabalhos diversos, elas servem para simplificar processos e diminuir o tempo gasto com cada tarefa.

Para entendermos sobre a automação, precisamos compreender os avanços no âmbito da indústria da construção civil, até chegarmos aos escritórios e residências.

Na indústria da construção civil, serviços como a movimentação e o transporte de cargas pesadas só podem ser feitos com o uso de guindastes, pontes rolantes e outras ferramentas próprias para essa ação, isso porque, devido ao peso, seria difícil para os funcionários carregarem apenas com a força braçal.

No mais, todas as máquinas precisam de uma fonte de energia, ou seja, algum componente vai ser usado para dar força ao equipamento e fazer com que ele desempenhe seu papel, sendo que a energia elétrica é a mais comum utilizada no interior das empresas.

Pensando nisso, é necessário manter todos os aparelhos em perfeitas condições e, para ter um controle mais efetivo, usa-se um sistema de automação industrial.

A automação nada mais é do que utilizar tecnologia para otimizar e facilitar os processos, no caso da automação da indústria da construção civil, é possível contar com um software inteligente que vai interligar todas as máquinas a um único quadro de distribuição, dessa forma, será mais fácil encontrar possíveis falhas e corrigi-las rapidamente.

Ademais, esses softwares conseguem ainda realizar o acionamento e o desligamento automático de todos os maquinários, função que é muito útil para itens como geradores, já que esses são essenciais em momentos de falhas na distribuição de energia elétrica.

Quando for necessário o gerador vai começar a funcionar imediatamente sem a necessidade de um funcionário ir até o local onde se encontra o gerador para ligá-lo, assim é possível minimizar o tempo em que o trabalho das máquinas vai ser paralisado e a construção de um edifício, por exemplo, pode seguir sem problemas.

Como funciona a automação em escritórios

Há uma variedade de segmentos empresariais existentes, sendo que todas as empresas necessitam de um escritório onde decisões importantes vão ser tomadas em relação ao setor financeiro, de vendas, contratação de funcionários e afins.

O fato é que, nesses locais, também são gerenciados muito processos, de modo que, cada vez mais, faz-se necessário o uso de tecnologias inovadoras.

Sendo assim, o Sistema de automação de escritório é um ótimo investimento, pois vai facilitar as tarefas do dia a dia.

Nesse sistema, é possível contar com softwares eficientes que vão controlar boa parte dos elementos presentes nos escritórios por meio de um único botão, isso quer dizer que se pode usar controles remotos ou celulares ligados a internet para acionar e desligar todos os aparelhos, incluindo:

  • Luminárias;
  • Computadores;
  • Ar-condicionado;
  • Cortinas persianas automatizadas, etc.

Elementos de proteção para empresas e residências

É correto afirmar que dentro das empresas estão alocados muitos recursos, sejam as máquinas ou até mesmo valores em dinheiro, isso serve também para as residências, de modo que zelar pela proteção desse patrimônio é essencial.

Pensando nisso, há serviços de segurança que incluem câmeras de segurança, alarmes, portaria remota, controle de acesso e muito mais para evitar entrada de estranhos e assaltos.

Contudo, a proteção da vida das pessoas também é um ponto importante, por isso, os locais devem conter elementos que proporcionem segurança e comodidade, como é o caso da Tela de proteção para escadas, que vai ser colocada em toda a estrutura para evitar que as pessoas caiam, serve também para objetos que, porventura, despenquem do andar de cima, de modo que a rede de proteção vai ficar no meio, entre os andares.

Ademais, nos prédios que têm sacadas nos andares altos, também é preciso tomar medidas de proteção, afinal, caso uma pessoa venha a cair, pode sofrer graves acidentes e até mesmo animais domésticos estão sujeitos a quedas.

Dessa forma, é possível contar ainda com a rede de proteção para varanda de apartamento, feitas com matéria-prima de boa qualidade, resistentes a efeitos da chuva e do sol, de modo que têm grande durabilidade.

Por fim, no caso das janelas, também existe proteção indicada, importante tanto para que as pessoas e animais não se machuquem, a tela para janela também evita a entrada de assaltantes que podem adentrar pela janela (principalmente nos primeiros andares do prédio) isso porque tem ótima resistência e não pode ser violada facilmente.

Esse produto tem ainda um grande diferencial, é possível evitar a entrada de insetos indesejados, para isso é preciso optar pelas telas mosquiteiras que tem uma excelente funcionalidade.

Enfim, esses foram alguns fatos interessantes sobre os benefícios da automação de processos, seja no ambiente profissional ou pessoal, no trabalho ou em casa, bem como dicas de proteção com telas para sua residência.

Todos esses itens contribuem para sua comodidade, conforto, segurança e qualidade de vida. Pense nisso!