Impermeabilização: formas e importância

Controlar a umidade e impedir que líquidos e vapores ultrapassem determinados locais. Esse é o objetivo da impermeabilização.

Muito utilizada na construção civil, essa ação faz com que os materiais durem mais e não sofram com problemas causados pela umidade. Para isso, são aplicados produtos específicos no local onde se deseja realizar.

É claro que, assim como outros projetos, é preciso que a impermeabilização também seja planejada.

Por isso, o ideal é contratar uma empresa de impermeabilização de lajes e outros locais. Isso porque, se feito de forma errada, esse procedimento pode causar danos à edificação e até mesmo à saúde, já que pode juntar mofos e fungos.

Realizar esse planejamento de maneira antecipada é fundamental. Um dos motivos é o valor.

Quando se deixa para ir atrás de empresas de impermeabilização apenas após a infiltração, os gastos podem ser muito maiores. Sendo assim, o custo-benefício de investir nesse projeto inicialmente é bem vantajoso.

Como a impermeabilização é, normalmente, feita em locais que estão aptos à receberem água e umidade, a impermeabilização de laje de cobertura é uma das ações mais realizadas e importantes. Existem duas formas de realizar essa ação:

  1. Tinta impermeabilizante para laje;
  2. Mantas impermeabilizante.

1. Tinta impermeabilizante

Essa tinta protege a laje da água da chuva ou de limpezas com líquidos. Assim, impede infiltrações, insalubridade e bolores, normais em estruturas de ambientes externos ou em locais muito úmidos, como o banheiro.

Além disso, as tintas impermeabilizantes também previnem rachaduras e trincas. Para saber qual tipo de tinta comprar, é preciso saber qual é o tipo de estrutura.

Isso porque existem produtos específicos para determinados tipos material. Antes da aplicação, é preciso fazer o nivelamento da superfície e o reparo de alguns defeitos.

Após isso, é preciso realizar a limpeza. Lembre-se: é importante contratar um profissional experiente e que entenda do assunto para a aplicação da tinta.

2. Manta impermeabilizante

Outra forma de tornar um local impermeabilizado é utilizar a manta impermeabilizante.

Ela pode ser manta liquida preço, manta asfáltica ou manta aluminizada.

Manta líquida

Feita com resinas acrílicas, a manta líquida contém alto teor de sólidos. Assim, após seca, forma uma membrana resistente ao clima quente e à água.

São frequentemente aplicadas em lajes e telhados. Uma de suas maiores vantagens é que ela já vem pronta para uso. Dessa forma, comprando um pote de manta líquida, sua aplicação é fácil e rápida.

Além disso, existem mantas de diversas cores, ficando à critério do cliente. Outras vantagens são:

  • Secagem rápida;
  • Aplicável em qualquer superfície;
  • Fácil de encontrar no mercado;
  • Resistente à sol e chuva.

Manta asfáltica

Produzida com material asfáltico alterado, a manta asfáltica é uma das formas de impermeabilização mais utilizadas. Existem quatro tipos: feitas de polietileno, poliéster, fibras de vidro ou borracha.

Cada um é específico para determinados materiais de estrutura. Ela é feita em rolos. Assim, sua aplicação também é simples e fácil.

Porém, é necessário a contratação de profissionais especializados para sua instalação. Isso vai evitar problemas ou determinados danos à laje.

Manta aluminizada

Além de proporcionar a impermeabilização da estrutura, a manta aluminizada também é um isolante térmico, já que reflete cerca de 90% dos raios solares. Uma de suas maiores vantagens é o custo-benefício e a facilidade de aplicação.

Impermeabilização e saúde

Como dissemos no início do texto, a impermeabilização não é apenas um cuidado com relação à estrutura, mas também à saúde. Isso porque, sem ela, é possível a geração de mofos e bolores nas paredes e telhados.

É que eles transmitem bactérias e podem piorar problemas respiratórios, como asma, rinite e bronquite. Inclusive, muitas pessoas acabam passando mal por causa disso sem saberem o motivo que, na verdade, está dentro de casa.

Assim, quando o mofo já está instalado, é necessário fazer uma raspagem antes de aplicar o impermeabilizante. Uma dica é ficar atento à infiltrações e umidades. São essas as causas dos bolores.

Para finalizar

Por fim, realizar a impermeabilização de locais é extremamente necessário, não apenas para a beleza e preservação das estruturas, mas também para preservar a saúde.

Por isso, é necessário tornar esse um assunto importante no momento da construção, contratando empresas e profissionais que entendem do assunto.

Planejamento e projetos de impermeabilização, portanto, são fundamentais nesse momento, assim como nas outras fases da obra.