O que é e como funciona o SPDA?

Você já ouviu falar em Projeto spda? A sigla significa um conjunto de estratégias que formam um sistema de proteção contra descargas elétricas. Na prática, esse sistema é formado por isoladores, captores e acessórios que servem para proteger um local (edifício comercial ou casa) contra a ação de raios.

Apesar do caráter de proteção, o sistema spda tem como finalidade desviar as cargas da edificação para um aterramento, mas não tem poder de interromper o raio, atrair ou evitar esse fenômeno natural.

Esse projeto é executado por profissionais que atuam na construção civil, com base em normas de segurança.

Desse modo, é sempre bom revê-lo em caso de reformas ou alterações na planta do local. Mas, quem pode fazer um planejamento como esse? Em que parte do projeto se encaixa a Instalação de para raios? Quais as vantagens de fazer esse tipo de investimento?

Se você está pensando em aderir esse planejamento para seu condomínio, empresa ou residência, é comum ter dúvidas como essas. Por isso, confira esse conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Saiba mais sobre o Projeto spda

Assim como outros projetos eletricos, essa técnica envolve uma série de processos e equipamentos que têm como finalidade proteger o patrimônio.

Consequentemente, o projeto oferece a vantagem de também proteger as pessoas em caso de situações de emergência, como a queda de um raio.

Basicamente, esse sistema pode ser dividido em dois formatos: o externo (para proteger a edificação) e o interno. Esse segundo é composto pelos DPS (dispositivos de proteção contra surtos) que, entre outras funcionalidades, tem como função proteger os equipamentos e sistemas elétricos.

Independente do formato adquirido, esse projeto funciona como um para raio, de fato.

Quem determina o método do projeto?

A escolha por um projeto interno ou externo é determinada pelo projetista. Em edificações menores, como caixas d’água, guaritas ou residências baixas e pequenas, projetistas podem usar o Método dos Ângulos/ Eletromagnético.

Já em prédios altos e galpões, o chamado Método das Malhas é mais indicado, por conta do custo, da estéticas e necessidade/frequência de manutenção.

Mas afinal, o que são esses métodos dentro de um projeto? Esses termos burocráticos, na verdade significam a forma de proteção do projeto, conforme suas características.

São, de fato, itens técnicos, mas na prática, servem para o engenheiro eletricista avaliar quais os componentes que vão ter uma ação mais eficaz na proteção para raios, em caso de descargas elétricas. Assim, essa escolha depende muito das particularidades de cada edificação.

O que o projeto é na prática?

Como dito anteriormente, esse sistema é feito especialmente para proteger edificações e pessoas em situações de emergência. A proteção é focada no edifício em si e pode trazer uma série de benefícios como maior segurança para quem está nesses locais.

Os níveis de proteção de um Projeto spda podem variar de acordo com algumas informações, como:

  • Grau de risco do local – determinado pelo projetista;

  • Finalidade da edificação;

  • Espaçamento das descidas;

  • Outras características da instalação elétrica do espaço.

Independente do projeto, uma dica é certa: caso você ache interessante investir nessa possibilidade, contrate profissionais experientes.

Por mais simples que possa parecer, esse projeto é bastante complexo. Não é à toa que ele é regulado pela NBR 5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ou seja, é uma operação que precisa de muita atenção aos detalhes, até porque serve para proteger o edifício e as pessoas em situações perigosas.

Como funciona a Manutenção de para raios?

Depois do projeto em si, é preciso cuidar da Manutenção de para raios do projeto. Para isso, existe um documento chamado de laudo SPDA.

Com validade que pode variar entre 1 a 3 anos, esse documento garante que seu projeto fique sempre funcional e cumpra o objetivo de trazer mais segurança.

Em caso de reformas, descargas elétricas na região ou novas construções, é preciso um maior cuidado com essa questão, com inspeções periódicas e avaliações.

Se você gostou das funcionalidades do Projeto spda, essa pode ser uma ótima dica para a próxima melhoria da construção da sua casa ou escritório. Além de aumentar a segurança, esse projeto aumenta também a sensação de conforto. Afinal, fenômenos como descargas elétricas podem gerar vários prejuízos materiais quando há queima de aparelhos, além de outros estragos.