7 tipos de madeira ideais para telhado

Iniciar uma obra costuma encher as pessoas de dúvidas como: qual o melhor revestimento, qual o encanamento ideal ou qual modelo de telhado, janelas e portas escolher.


Com a madeira para telhado, não é diferente, pois há diversos tipos disponíveis no mercado.

No entanto, nesse caso, é preciso muita cautela, uma vez, que essa é uma parte de alto custo no projeto.

Além disso, o madeiramento do telhado é uma parte muito importante, pois, é nessa etapa que você garantirá a segurança do seu teto.

Aqui é o momento em que as tesouras são fixadas, garantindo a sustentação da estrutura.

Ainda, durante essa fase, são montadas as tramas que receberão as telhas.

Dessa maneira, escolher a madeira errada pode dar uma grande dor de cabeça e ainda, comprometer toda a estrutura de madeira para telhado.

Sem contar que, dependendo da madeira utilizada, pode ocorrer cupim ou apodrecimento.

Tudo isso irá gerar infiltrações e goteiras, podendo inclusive, estragar seus móveis.

Bem, deu para saber o quanto a escolha da madeira fará a diferença em sua obra. Confira nesse artigo os tipos mais utilizados para o madeiramento do telhado.

Madeiras mais utilizadas para telhados

A madeira maçaranduba, também conhecida como paraju, está entre as mais indicadas, dentre os tipos de madeira para telhado.

Ela possui muita resistência e dureza, tanto que é preciso fazer um furo, antes de colocar o parafuso de fixação. O preço acessível também merece ser lembrado.

Já a garapeira é muito resistente à umidade e também à ação de cupins.

Outro diferencial é o excelente acabamento, sendo uma ótima escolha nos casos em que há exposição do material, proporcionando um estilo sofisticado.

Assim, ela é ideal para telhados de garagens sem forro ou para o telhado de madeira varanda. No entanto, ela não é uma das mais baratas.

Outro tipo muito indicado é a sucupira, que apresenta bons resultados contra umidade, cupins e fungos. Um diferencial que ela apresenta é não ser difícil de trabalhar, o que proporciona uma infinidade de acabamentos.

Já o angelim, apesar de resistente, é muito leve para trabalhar, sendo utilizada em diversas etapas da obra, inclusive no projeto do telhado.

A madeira peroba do norte, também chamada de cupiúba, é muito utilizada para a estrutura de telhados, sendo resistente a fungos e cupins.

O cambará é outro tipo que merece fazer parte da lista, muito resistente à umidade, é bastante indicado para regiões chuvosas.

Apesar de dura, é fácil de trabalhar. O bacana é que o valor é bem acessível.

Entre as mais utilizadas está o pinus, que não poderia deixar de constar nesta lista. É uma madeira ecologicamente correta, certificada pelos órgãos ambientais, por tratar-se de madeira de reflorestamento.

Sendo tratada corretamente, em autoclave, passa a ser mais durável. Além disso, possui facilidade no manuseio e é de fácil fixação.

Cuidados

No entanto, ao comprar madeira para telhado preço, algumas características precisam ser observadas, para não comprometer a qualidade da sua construção. Por isso, não compre madeiras com:

  • Arqueamento ou empenamento acentuados;
  • Alto teor de umidade;
  • Trincas, fendas ou grandes defeitos;
  • Com sinal de esmagamento;
  • Com sinais de ataque de fungos.

Agora, na hora de fazer o dimensionamento de estrutura de madeira, o ideal é sempre consultar um profissional capacitado.

Ele conseguirá calcular exatamente a quantidade que você precisará, não faltando e nem sobrando.

Outros detalhes precisam ser observados no momento da compra.

Um deles é adquirir em um local sério, que respeite a todas as normas ambientais, sendo, portanto, legalizada.

Além disso, contrate um carpinteiro para fazer o serviço. Ele pode ajudar você a escolher a madeira ideal para o seu madeiramento e também identificar se há algum defeito nas peças.

Fazer a imunização da peça também é importante, pois, vai garantir a durabilidade da estrutura do telhado, evitando a deterioração das peças. O procedimento é muito simples, e o benefício será sentido a longo prazo.

Hoje você aprendeu um pouco mais sobre a madeira correta para montar a estrutura do seu telhado.

Não esqueça de olhar cada detalhe da madeira a ser comprada e se tiver dúvidas, leve com você um carpinteiro para ajudá-lo nessa decisão.

Cuidar de cada detalhe, evitará problemas futuros, como o desabamento do telhado, em casos mais graves.