Passos infalíveis para limpar as portas e janelas de sua casa

Muitas vezes, consideradas o terror de quem vai fazer a higienização doméstica, as janelas e portas são difíceis de limpar.
Seja por conta de seus tamanhos ou por causa da altura da instalação, limpar as estruturas ou deixar o vidro sem nenhuma mancha é uma tarefa complicada e que requer muito tempo e empenho.

Facilitando o trabalho de limpeza

Antes de começar, confira as dicas que separamos e que podem facilitar muito o trabalho de limpeza:

  • A fim de evitar manchas nos vidros, inicie o processo de cima para baixo;
    Para diminuir o espaço da superfície, divida os vidros em duas partes e utilize a esponja no lado macio e o pano sempre na mesma direção;
  • Evite realizar a limpeza de janelas em dias ensolarados, pois a ação do Sol pode acabar secando os produtos de limpeza antes que sejam devidamente removidos;
  • Para dar um polimento ainda mais brilhante nos vidros, utilize jornais antigos e amassados. Isso porque o papel, em contato com o vidro, deixa uma película protetora contra a poeira;
  • Não utilize limpa vidros em superfícies que ficam expostas a ação de gorduras. Antes, faça uso de produtos com ação desengordurante para evitar manchas;
  • Antes de limpar as portas, use um pano pouco úmido para retirar o pó. Faça esse processo também nos batentes e maçanetas;
  • Para retirar manchas de mãos e dedos, utilize uma quantidade pequena de sabão de coco em porta de alumínio e madeira;
  • Para alcançar locais mais altos sempre utilize escadas para garantir a sua segurança. Evite subir em cadeiras ou bancos, especialmente se forem de plástico.

É importante saber quais produtos utilizar para cada material que compõem as portas ou janelas, a fim de não danificá-los.

Mãos à obra

Nesse texto, separamos 7 dicas que irão facilitar muito esse trabalho. Leia até o final e aproveite as dicas.

Dica número 1:

Antes de limpar os vidros de portas ou janelas, é importante começar pela estrutura.
Na janela de alumínio, por exemplo, comece a limpeza pelos trilhos, esquadrias e frestas.
Para isso, você pode utilizar um pincel de pintura (aqueles com as cerdas mais largas) para atingir as partes mais difíceis e menores. Já para os espaços maiores, pode contar com a ajuda do bom e velho aspirador de pó.

Dica número 2:

Para garantir a limpeza de janela de vidro temperado, faça uma solução mista de água, vinagre ou detergente, e álcool na seguinte proporção: a cada cinco litros d’água, utilize uma colher de sopa de detergente neutro ou vinagre branco, e uma colher (também de sopa) de álcool.
Aplique no local com o uso da esponja, sempre pelo lado macio para não danificar a superfície. Após esse processo, enxague apenas com água e seque com um pano macio.
Importante: utilize a dica 1 e 2 juntas para garantir a limpeza também de janela sobreposta.

Dica número 3:

Para garantir que o resultado do processo seja duradouro, finalize a limpeza com o uso de produtos específicos, como limpa vidros de sua preferência.

Dica número 4:

Para limpar portas de madeira, enceradas ou com verniz, retire o pó da superfície e dos batentes com um pano úmido e, a cada três meses, utilize cera de madeira em pasta e sem cor para dar brilho. Nesse caso, você também pode utilizar lustra móveis.
De preferência, realize a limpeza de portas de janelas de 15 em 15 dias. Quando não for possível, faça o processo, no máximo, a cada 30 dias para evitar que a poeira danifique o material.

Dica número 5:

Já para as portas laqueadas e pintadas com tinta acrílica, além de realizar a higienização com o pano úmido, limpe com sabão de coco a cada 15 dias. Não utilize produtos abrasivos.
Importante: é possível repetir as dias 4 e 5 para porta camarão de madeira, seguindo as especificações acima.

Dica número 6:

Alguns lugares podem ser muito difíceis de alcançar ou conter superfícies de contato pequenas. Para evitar riscar portas ou janelas quando for limpar essas áreas, não utilize escovas duras nem de materiais metálicos, como esponjas de aço.
Para limpar as Esquadrias de Alumínio em Jundiaí, por exemplo, utilize escovas de dente antigas (e com cerdas macias) ou hastes flexíveis.

Dica número 7:

Para limpar janelas de madeira, utilize apenas detergente neutro e água. Após esse processo e para proteger a superfície, aplique óleo de peroba, que também contribui para dar brilho no material.