5 equipamentos pouco falados da construção civil

A construção civil é uma área que utiliza diversos tipos de equipamentos. Muitos deles são desconhecidos pela maioria das pessoas, mas são extremamente necessários e importantes para uma obra.

Por isso, no artigo que hoje trouxemos alguns dos equipamentos utilizados que são pouco falados e conhecidos.

1. Resistivímetro

O primeiro equipamento é o resistivímetro. Ele atua com a eletrorresistividade. Mas o que é isso?

O método da eletrorresistividade estuda a situação dos solos de maneira não prejudicial ao meio ambiente.

Ou seja, ele faz o mapeamento da área, a análise da profundidade, a direção do fluxo subterrâneo, entre outras atividades.

Com essas informações, é possível saber se aquele local é resistente à energia elétrica ou se tem capacidade condutora.

Resumindo, a eletrorresistividade é um método que faz parte da topografia (ciência que analisa acidentes geográficos) que estuda o potencial elétrico de um local.

Estudar essa situação permite saber se o local contém segurança para a construção.

Isso envolve a segurança tanto dos trabalhadores quanto dos futuros utilizadores do local. Assim, é uma análise necessária e importantíssima.

2. Equipamento de cravação de estacas

Outra atividade pouco falada pela construção civil é a cravação de estacas. São elas que permitem o assentamento das futuras instalações. Elas podem ser feitas de diversos materiais, como concreto comum e armado, aço ou madeira.

Portanto, para a cravação, existe um equipamento que pode ser utilizado: o trado.

Esse equipamento possui uma lâmina em hélice que realiza a perfuração do solo e atua através de rotação. Assim sua função é realizar a perfuração de estacas para que estar consigam se instalar no local desejado.

Além do trado, que é o mais utilizado para essa função, existem também os martelos hidráulicos e vibratórios, também chamados de bate-estacas.

O primeiro é mais utilizado para estacas metálicas ou pré-moldadas. Além disso, ele tem a característica de ser mais ágil. O segundo é utilizado tanto para a cravação quando para a retirada de cravas metálicas ou de prancha. Um dos seus diferenciais é poder ser instalado em escavadeiras.

3. Perfurador de solo

O perfurador de solo é um equipamento altamente utilizado na construção civil e na agricultura. Ele é composto de motor e broca e funciona com combustível. Ou seja, ele não depende de energia elétrica. Perfuradores são utilizados nos mais diversos terrenos. Algumas de suas utilidades são:

  • Perfuração para plantar árvores e mudas;
  • Perfuração para instalar cercas;
  • Retirada de amostrar do solo;
  • Perfuração para instalar estacas.

De acordo com suas funções, os perfuradores de solo também são muito utilizados para a recuperação de áreas desmatadas. Assim, acaba sendo um equipamento importante também para a gestão ambiental.

No caso da análise de amostra do solo, o perfurador acaba sendo fundamental para os estudos químicos de topografia e outras informações.

Esses perfuradores economizam muito tempo, por serem automáticos. Assim, apesar de não ser um equipamento barato, acaba sendo um investimento por conta da otimização do trabalho.

4. Drones

Os drones são equipamentos recentes e tecnológicos cada vez mais utilizados na construção civil. Sua função é acompanhar as obras a distância, já que contém câmeras e podem sobrevoar o canteiro.

Inclusive, a tecnologia já avançou tanto que, hoje, há drones específicos para a análise de terrenos, que conseguem passar informações científicas e detalhadas para os gestores.

5. Containers

Pouco falados quando o assunto é construção civil, os containers são extremamente úteis em um canteiro de obras. Eles podem ser utilizados tanto para almoxarifado e armazenamento de equipamentos e materiais quanto para a parte administrativa.

Assim, gestores, engenheiros e outros responsáveis pela obra podem ter um local para ficar durante o trabalho.

Por ser uma estrutura econômica, é cada vez mais utilizada na construção civil. Além disso, são equipamentos fáceis de instalar e desinstalar. Isso facilita ainda mais sua utilização em um canteiro de obras.

Os containers têm sido tão utilizados que não são escolhidos apenas para a área da engenharia civil. Casas, escritórios e comércios também acabaram por se render à esse material. É que, além de barato, é também uma forma sustentável de construção.

Por fim, podemos perceber que equipamentos e materiais que estão presentes na construção civil nem sempre são facilmente encontrados nas pesquisas. Mas isso não significa que sua importância é pequena. Muito pelo contrário.

Hoje, cada vez mais equipamentos tecnológicos e de qualidade são necessários para todos os ramos, o que não é diferente quando falamos em construção civil. Por isso, conhecer a variedade desses equipamentos é fundamental.