4 itens que deixam seu jardim mais seguro

Ter uma casa com um belo jardim é o sonho de muitas pessoas.

Entretanto, nem todas elas consideram que, por mais que esse ambiente proporcione um conforto sem igual, ele também exige cuidados.

Por exemplo: plantas e gramado precisam de atenção personalizada de um jardineiro, que as mantenha com boa aparência e livres de pragas.

Isso, porém, não é tudo: também é preciso pensar na segurança. Assim como os demais ambientes da casa, o jardim também pode causar uma série de acidentes. O fato de que ele fica exposto à chuva e que suas superfícies ficam escorregadias é um agravante disso.

Felizmente, algumas medidas simples têm muito potencial para evitar incidentes do tipo.

Além de não deixar crianças, idosos e pessoas com liberdade de locomoção desacompanhadas, é preciso instalar certos itens que evitam acidentes. Confira alguns deles a seguir:

Corrimão

corrimão é um aparato de segurança cuja instalação é fundamental nas escadas.

O motivo é simples: ele permite que as pessoas que sobem e descem por ela tenham uma maneira de se apoiar, e, consequentemente, não cair caso escorreguem e tropecem.

No caso do jardim, que pode conter escadas a céu aberto, ele também deve ser instalado. Da mesma forma, ele deve estar presente em rampas.

Nestes casos, a instalação deve ser feita conforme as normas de segurança, que incluem:

  • Altura de entre 80 e 90 centímetros do chão;

  • Em rampas, deve haver dois, em duas alturas;

  • Distância de 10 centímetros da parede em locais externos;

  • Distância de 4 centímetros da parede em locais internos.

Essas e outras regras estão definidas em duas normas reguladoras: a NBR 9050 e a NBR 9077.

Além disso, este item também pode ser usado como elemento decorativo: é possível instalá-lo ao redor de canteiros de plantas, por exemplo. Assim, ele pode protegê-las e dar um toque diferenciado ao ambiente.

Ao escolher o material do corrimão para jardim, é preciso levar em consideração que ele ficará exposto a elementos do tempo, como o sol e a chuva.

Portanto, é preciso investir em modelos feitos de materiais que não se danifiquem facilmente, como o inox e a madeira de lei devidamente tratada para tal.

No caso de imóveis localizados no litoral, é preciso ter cuidado redobrado. Afinal, materiais facilmente danificados pela maresia, como o corrimão de ferro para escada, devem ser evitados.

Anel de corrimão

Por mais que os corrimãos sejam muito eficientes na prevenção de acidentes, em certas situações eles, por si só, não são suficientes: em certos casos, é preciso fazer certas adaptações.

Uma dessas situações é quando há um deficiente visual que irá frequentar o imóvel.

Como ele obviamente não pode enxergar os corrimãos de rampas e escadas, é preciso que haja algum tipo de sinalização adaptada a ele, para que ele saiba o que está por vir.

anel de corrimão é um item adequado para tal. Instalado no início e no fim de escadarias e rampas, ele pode ou não conter uma inscrição em braile.

Apesar disso, ele deve, necessariamente, ter uma textura diferente do restante da peça, de modo que realmente sirva de alerta.

Da mesma forma que as regras para instalação de corrimãos, o anel deve ser posicionado conforme o que dita a NBR9050.

Guarda corpo

Em certos ambientes, como mezaninos e varandas, os corrimãos por si só não são suficientes para previr acidentes. Afinal, eles costumam deixar um vão entre o item e o chão sob ele, que pode ser o cenário de sérias quedas.

Isso, felizmente, também é evitável: basta instalar um guarda corpo.

Essa estrutura, que pode ser de vidro, metal ou madeira, preenche este vão, criando um obstáculo a mais para a queda. Assim, ele é especialmente útil quando há crianças frequentando o imóvel.

A boa notícia é que ele não precisa comprometer a decoração: como este item está disponível em vários materiais, sempre é possível encontrar um modelo que combine com o ambiente.

Fitas antiderrapantes

Além dos corrimãos, existe outro item simples e barato que é muito eficaz para evitar quedas: as fitas antiderrapantes. Feitas em um material que gera atrito, ele evita escorregões – e, consequentemente, quedas.

Há, também, alguns tipos de escadas que já saem da fábrica com os degraus dotados de detalhes em relevo, que também aumentam o atrito, sendo, assim, mais seguras. É o caso da escada de ferro, por exemplo.