4 dicas de comunicação visual para clínicas

O mercado de saúde, beleza e bem-estar no Brasil já é forte, e deve crescer ainda mais. Dados da Pluri Consultoria apontam que sua expansão foi de 22% em 2016, ano que teve como uma de suas características as dificuldades econômicas.

Isso significa que, atualmente, este ramo representa quase 2% do PIB nacional.

Outra boa notícia é o fato que há inúmeras possibilidades de negócios dentro deste segmento. Algumas delas são:

  • Salões de beleza;
  • Academias;
  • Indústria cosmética;
  • Clínicas de estética.

Entre todas, esta última costuma ser a mais complexa de abrir e administrar.

Afinal, além dos alvarás regulares, é preciso contar com um médico responsável pelos procedimentos, bem como autorização da Vigilância Sanitária para manter o estabelecimento em funcionamento.

Felizmente, nem tudo a respeito desta opção de empreendimento tem que ser complexo: é possível usar a comunicação visual a seu favor, tanto para atrair clientes quanto para facilitar a rotina de trabalho da equipe.

Confira, nesse post, algumas dicas para isso:

Tenha uma fachada bem projetada

Não basta escolher um ponto estratégico para instalar a sua clínica: é preciso que ele seja bem decorado, de modo que passe uma impressão profissional e de fato atraia clientes.

Desta forma, vale a pena contratar uma empresa especializada, para que o projeto e a confecção da fachada sejam impecáveis. Um profissional da área considerará fatores como:

  • O orçamento disponível;
  • As cores da identidade visual do estabelecimento;
  • Os serviços oferecidos;
  • As características do imóvel.

Entretanto, este não é o único elemento capaz de facilitar a identificação do local e aumentar a atração de clientes: há itens auxiliares, que também ajudam nessa tarefa.

Um deles é o totem backlight. Trata-se de uma estrutura metálica, cuja função é dar suporte a uma lona, que, por sua vez, é iluminada por uma lâmpada interna.

O outro é o totem para atendimento. Trata-se de uma base metálica, cuja missão é dar apoio a atendimento, que, por sua vez, é é mostrato em tela quais direcionamento deve tomar.

Ela pode ser fixada tanto à calçada quando à fachada do estabelecimento, conforme as especificidades do projeto.

Use o design para facilitar o trabalho da equipe

Designers não são orientados apenas pela estética: também é de sua alçada projetar soluções que facilitem a identificação de informações pelas pessoas, desde sites a formulários. É um serviço com o qual a sua clínica também deve contar.

Por exemplo: é essencial que todo e qualquer paciente esteja devidamente identificado.

Deste modo, o profissional responsável por ele terá acesso a informações valiosas, tais como histórico médico, procedimentos anteriores e alergias a medicamentos ou outros materiais.

Quando bem projetada, uma pulseira de hospital é eficaz em permitir que o profissional saiba quem é o paciente em questão.

Invista em sinalização interna na clínica

Para quem vem de fora e não está habituado ao espaço, uma clínica pode ser um verdadeiro labirinto.

Felizmente, há soluções de design apropriadas para isso, como os sinais e placas de sinalização.

Tais elementos podem ser fixados tanto nas paredes quanto no teto, informando pacientes e funcionários a localização de determinadas áreas, como recepção, a sala de espera e os espaços onde são realizados os procedimentos.

Além de mais comodidade para os pacientes, eles proporcionam mais eficiência no cotidiano da equipe.

Contudo, isso não é tudo: em clínicas há locais cujo acesso deve ser reservado a pessoas autorizadas, como os funcionários.

Portanto, o ideal é que eles estejam devidamente identificados e contem com mecanismos de segurança adicionais, tais como scanners de impressão digital.

Isso evita que materiais valiosos, sensíveis e/ou perecíveis sejam removidos de seus recipientes, ou que terceiros tenham acesso a dados sigilosos sobre o negócio ou seus pacientes.

Padronize o papel de formulários e documentos

Clínicas, assim como outros negócios, usam muitos formulários e documentos no cotidiano.

Seja para liberar procedimentos com planos de saúde, ou para estabelecer contratos para prestação de serviços, eles são sempre necessários.

O que nem todos sabem é que também é importante investir em soluções de design para eles, como o uso de papel timbrado.

Afinal, isso proporciona uma sensação de profissionalismo que melhora a imagem do estabelecimento tanto perante clientes quanto perante fornecedores.

Entretanto, este trabalho também deve ser meticuloso, e o projeto deve estar de acordo com a identidade visual do negócio.

Assim, ele deve conter os mesmos elementos que a pulseira de identificação usado pelos pacientes, a decoração da fachada, os materiais gráficos, etc.