3 dicas para mudar o design da sua casa

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Isso explica o porquê de todos gostarmos de renovar o design de casa de tempos em tempos.

Justamente devido ao fato de praticamente todos considerarem um lar uma espécie de refúgio, é normal querer investir para que o ambiente seja o melhor possível.

O problema é que todos os tipos de reforma, independentemente do porte, causam algum tipo de transtorno. Seja sujeira, funcionários circulando pela casa ou a necessidade de retirar alguns móveis. Tais intervenções sempre causam alguma disrupção na rotina.

A boa notícia é que é possível mudar o design do lar de uma forma que os minimize, com intervenções simples e rápidas. Confira algumas maneiras de fazer isso a seguir:

Mude a cor das paredes

A pintura interna de casas é muito mais do que um mero elemento decorativo. Dependendo da cor e da textura adotadas, pode haver mudanças em aspectos como:

  • A sensação de amplitude do ambiente;
  • O conforto térmico do ambiente;
  • O estado de espírito de quem frequenta o ambiente;
  • O rendimento, no caso de espaços de estudo.

Por conta disso, a escolha dos tons deve ser feita com cautela, e, preferencialmente, com a ajuda de um profissional. Um fator importante a se levar em conta é a psicologia das cores, ciência que investiga o efeito que cada matiz tem sobre o comportamento das pessoas.

Algumas de suas conclusões são:

  • Há cores que despertam o apetite (vermelho e amarelo);
  • Há cores que despertam a criatividade (amarelo e roxo);
  • Há cores que relaxam (verde e azul);
  • Há cores que dão sensação de segurança (marrom).

Isso faz com que alguns tons sejam perfeitos para certos ambientes, enquanto outros podem prejudicar a sua atmosfera. Por exemplo: cores que estimulam a criatividade são ótimas para espaços de trabalho e estudo, mas não combinam com os quartos.

O motivo por trás disso é o fato de que elas são muito vibrantes, e, assim, podem perturbar o sono. No caso deste espaço, os tons pastéis são as melhores escolhas.

Entretanto, as cores não são o único aspecto importante, pois há outro fator a ser analisado: o uso ou não da textura de parede. Nelas, os trabalhadores realizam uma série de procedimentos com o objetivo de fazer com que o resultado não seja a superfície plana e regular, que normalmente se vê, mas uma versão mais moderna. É o caso do grafiatto, por exemplo.

Mude o material dos acabamentos

Madeira, PVC e cimento queimado. Estas opções são apenas algumas de todas as disponíveis para realizar o acabamento de construções. Cada qual tem suas vantagens e desvantagens.

Muitas vezes, tudo o que um local precisa para ficar de cara nova é um novo material de acabamento. Uma cozinha, por exemplo, pode ganhar uma pia com revestimento em granito.

Uma sala de estar, uma parede com acabamento em pedras, ou mesmo uma tinta magnética, para fixação de imãs. As possibilidades são praticamente infinitas.

Caso a ideia seja valorizar o espaço ao máximo, o ideal é investir em materiais tidos como nobres, tais como madeira de lei, forros em gesso e até mesmo marmores e granitos.

A boa notícia é que não é preciso mudar a estrutura do imóvel em si, como pisos e paredes: é possível investir em móveis que tenham estes materiais.

Isso, por si só, já valoriza o ambiente enormemente. Algumas boas opções são uma mesa com acabamento em mármore, mobília planejada feita em madeiras nobres, ou mesmo um sofá ou poltronas com revestimento em algum tecido diferenciado.

Adote novas tecnologias

O avanço da tecnologia chegou às residências. Os especialistas apontam que a tendência das smart homes deve se intensificar nos próximos anos. Trata-se de aplicar processos automatizados em todos os ambientes, do portão de garagem ao termostato.

Em alguns anos, a previsão é que a adoção desta solução aumente, e que ela chegue a outras peças. Especialistas dizem que não é exagerado pensar em um espelho que dá dicas de moda ou em uma geladeira que alerta quando houver comida vencida em seu interior, por exemplo.

Porém, para aderir à automatização, normalmente é preciso adquirir produtos novos, que funcionem com ela. Consequentemente, é possível aproveitar a aquisição para renovar o design de certos ambientes. Por exemplo: ao procurar por portões automáticos de correr para instalar em casa, pode-se aproveitar para adquirir um item com design mais moderno.